Colombenses podem receber capacitação do Estação do Ofício

São oferecidas 24 oficinas realizadas em seis CRAS, 17 Centros de Convivência, e em sete Pró-Criando

Com a principal proposta de reduzir a desigualdade social, a Prefeitura Municipal de Colombo, por meio da Secretaria da Assistência Social, por meio do Programa de Qualificação Profissional – Estação do Ofício – oferece cursos profissionais e ocupacionais aos colombenses.

De acordo com a secretária da pasta, Maria da Silva Souza, estão sendo realizadas de forma sistemática, 24 oficinas, com carga horária de curta e média duração, distribuídas em seis Centros de Referência e Assistência Social – CRAS, sete Pró-Criando, e em 17 Centros de Convivência, uma Associação Monte Castelo, CAIC e também no Apoio – Centro Industrial Mauá.

Entre os cursos profissionais e ocupacionais, estão: pintura em tecido, patchwork, informática, iniciação ao secretariado, jovem e empreendedorismo, doces e salgado, bolachinhas, customização e reformas de roupas, aproveitamento de retalhos, Biscuit, manicure e pedicure, corte de cabelo, entre outros.

A secretária acrescenta que o programa cumpre dois grandes objetivos. O primeiro, trata-se de efetivar vínculos familiares e comunitários através de ações pro-ativas de cada cidadão em relação ao gerenciamento de sua vida afetiva, social e econômica. O segundo almeja a capacitação profissional e o preparo para o mercado de trabalho. “Através dos nossos cursos é possível promover interação entre gerações, onde toda família é amparada, instruída e encaminhada”, afirma.

A coordenadora do programa no município, Terezinha Trevizan, relata que o público alvo são jovens a partir de 14 anos, e famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa, indivíduos com baixa escolaridade e necessidades especiais, ou que pertencem aos programas sociais do município.
“Para cumprir o nosso objetivo que é oferecer melhores condições de trabalho à população, nossas vagas são priorizadas ao público considerado em vulnerabilidade social, porém, todos os cidadãos interessados têm direito a fazer a inscrição”, esclarece.

Confira os cronogramas de dias e horários das oficinas: