Veículos do transporte escolar são vistoriados pela prefeitura

Fiscalização inspeciona itens de segurança estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro

Vans, Kombis e ônibus são vistoriados a cada seis meses

Para monitorar a segurança dos veículos que transportam os alunos de Colombo, começou na última segunda-feira, dia 15, e está programado para acontecer até esta sexta-feira, 19, a vistoria realizada pela Prefeitura Municipal de Colombo, através da Secretaria da Fazenda, por meio da Sessão de Fiscalização.

Segundo o chefe da Fiscalização, Edson Luiz Carrão, estão sendo inspecionados todos os itens de segurança estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tais como pneus, conservação da lataria, pintura, cintos de segurança igual ao número de lotação permitida, motor, suspensão, luzes, limpador de pára-brisa, extintor e tacógrafo (registro de velocidade).

Em Colombo, Carrão informa que existem 145 veículos escolares cadastrados, entre Vans, Kombis e ônibus, que devem ser vistoriados a cada seis meses. Caso haja irregularidades, de acordo com o problema apresentado no veículo, o prazo para regularização varia de um a 30 dias.

“Quando não obedecem aos itens de segurança exigidos, não são colocados os selos de vistoria na parte direita do vidro, portanto não estão aptos a trafegar com as crianças. O veículo só estará de acordo com as normas, depois de refeita a avaliação”, explicou.

Segurança dos filhos

São inspecionados itens de segurança como pneus, lataria, pintura, cintos, motor, suspensão, luzes, limpador de pára-brisa, extintor e tacógrafo

Para garantir a segurança das crianças, os pais devem ficar atentos na hora de contratar o transporte escolar. Primeiro passo, o chefe da sessão, Edson Luiz Carrão, explica que é necessário verificar se o proprietário do veículo possui o termo de permissão da prefeitura para circular, ou seja, se possui o alvará anual de funcionamento.

Em casos de empresas é necessário constatar se estão em dia com o pagamento do Imposto Sobre Serviço (ISS). ”Para maior segurança das crianças pedimos aos pais que prestem atenção se o veículo possui placa vermelha. Isto indica que é cadastrado não está circulando de forma clandestina”, esclarece o chefe da fiscalização.

Outros fatores essenciais, Carrão diz que são avaliar as condições de conservação e segurança do veículo, conferir a documentação e verificar se o selo colado no canto direito superior do vidro está atualizado. “O selo é a marca que diz se o veículo está autorizado a prestar esse tipo de serviço”, garante.

Serviço:
Em casos de denúncias ou mais informações sobre os veículos escolares, ligue Fiscalização: 41-3656.8151.

Fotos: Bruno do Carmo/PMC

BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br