Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz avaliação positiva da Semana do Meio Ambiente em Colombo

Neste ano, a Semana do Meio Ambiente no município de Colombo teve bem mais do que eventos simbólicos. Várias ações práticas de proteção e educação ambiental, elaboração de projetos e lançamento de obras estratégicas de esgotamento sanitário, deram o tom do comprometimento que a gestão pública tem para com as questões ligadas ao Meio Ambiente.

O lançamento do maior pacote de obras de saneamento já realizado em Colombo, o Prefeito Helder Lazarotto sinalizou a importância da parceria com o Governo do Estado que nesta primeira etapa construirá mais de 80 mil metros de rede coletora de esgoto sanitário, beneficiando 15 mil colombenses.

A proteção das quase de três mil nascentes cadastradas no Município e que são estratégicas para as bacias dos rios Palmital, do Rio Canguiri formadora da bacia do Iraí, as bacias do Bacacheri e do Atuba, será constante, inclusive com o monitoramento e limpeza. O marco inicial deste trabalho foi lançado na nascente do Rio Tumiri e contou com a presença do Prefeito Helder Lazarotto.

A primeira webnar realizada pela Secretaria trouxe informações e lançou o debate sobre as questões socioambientais da atualidades desde as presentes no município até as questões globais. Outra ação tratada na Semana foi a educação ambiental, onde através da produção de um vídeo, a coordenadora de Educação Socioambiental Dra. Dalva Simone apresentou razões para o estímulo à interação das crianças com o  meio ambiente.

Roçadas, destinação correta de águas pluviais, plantios de flores, podas de árvores em diversas regiões do município também foram intensificadas. “Nossas ações, não ficarão restritas às datas comemorativas, o cuidado com a cidade, a compreensão de que o cuidado com o meio ambiente começa com os cuidados no quintal das nossas casas precisa permear em todos os cantos de Colombo.” Disse o Secretário Jose Vicente de Lima.