Reunião técnica sobre Cultura de Tomate em Campo Aberto é realizada em Colombo

Durante o encontro foram discutidos temas sobre a qualificação e o desenvolvimento de técnicas a serem implantadas no cultivo de tomate em campo aberto

A secretária de Agricultura e Abastecimento promove reunião técnica sobre "Cultura de Tomate em Campo Aberto", no salão de festa da Igreja do Bacaetava

A secretária de Agricultura e Abastecimento promove reunião técnica sobre “Cultura de Tomate em Campo Aberto”, no salão de festa da Igreja do Bacaetava

O encontro reuniu mais de 30 produtores de tomate de Colombo

A Prefeitura de Colombo, por meio da secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Emater promoveu uma reunião técnica sobre “Cultura de Tomate em Campo Aberto”, no salão de festa da Igreja do Bacaetava.

Na ocasião foram discutidos assuntos sobre a qualificação e o desenvolvimento de técnicas a serem implantadas no cultivo de tomate em campo aberto no município. Além do desenvolvimento em novas variedades de sementes mais resistentes às doenças, a preparação e a conservação adequada do solo e o acompanhamento técnico. O encontro reuniu mais de 30 produtores de tomate de Colombo.

A região está entre os municípios referência em produtividade de tomate em campo aberto. “Por isso a intenção é qualificar os produtores e agregando valor no que ele planta, criando assim uma identidade para o produto produzido aqui no nosso município, além de valorizar o produto no mercado”, explica o secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo.

Ainda segundo o secretário da pasta, a cada ano novas tecnologias são implantadas e o agricultor procura acompanhar as novidades que são disponibilizadas. “E estamos aqui para oferecer suporte técnico a esses produtores. E também trazer novas experiências de fora, para mostrar exemplos de outros municípios”, ressalta Toniolo. A reunião contou com a presença do engenheiro agrícola da Emater, Marcelo F. Hupalo que ministrou uma palestra sobre adubação e nutrição do tomate; e também do engenheiro agrícola, Emir Zortea-Syngenta que ressaltou sobre as questões do manejo, pragas, doenças e cultivares de tomate.

O encontro foi promovido pela Prefeitura de Colombo, por meio Secretaria de agricultura e abastecimento e Emater e contou com o apoio daSyngenta e do Conselho de Desenvolvimento Rural de Colombo (Cdac).