Programa de Contenção de Enchentes passa pelo bairro Antonio Prado

Novas tubulações, de maior diâmetro, são implantadas para prevenir alagamentos na área rural

Região do Prado recebe obras do Programa de Contenção de Enchentes que permitirá a correta vazão das águas

O bairro Antonio Prado, na área rural, recebe nesta semana o Programa de Contenção de Enchentes, realizado pela Prefeitura de Colombo. A princípio a obra não estava no cronograma de obras, sendo um ponto extra por onde o programa está passando.

O trabalho realizado pelas secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Viação substitui manilhas pequenas (1 m) por outras 36 manilhas de 1,20m e 1,50m, ou seja, de maior diâmetro, o que permitirá a correta vazão das águas.

As enchentes no local eram causadas por conta das manilhas que estavam bloqueadas com lixo e terra, impedindo a passagem da água no Rio Bentivi. Para reverter essa situação, já foi realizada a limpeza e desassoreamento do rio.

Também foram usados três caminhões de pedras graúdas, para sustentar as manilhas no rio. A rua com nível de passagem que faz divisa com o Município de Almirante Tamandaré, também recebeu melhorias, ela foi refeita tendo agora 12 metros de largura, antes não passava de cinco, além de receber ensaibramento para melhorar a passagem.

“Os moradores passavam por apuros, muitos chegaram a aumentar os muros para tentar fazer com que a água não invadisse as casas, e também, quando ocorria enchente eles precisavam fazer um desvio muito grande de quase quatro quilômetros” detalhou o diretor de Obras de Combate às Enchentes, João Nowacki.

Os serviços fazem parte do Programa de Contenção de Enchentes, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal desde 2013. A princípio o programa passaria por 21 pontos do município, na sua segunda fase, mas devido às novas demandas em alguns pontos, o número foi ampliado para 27.

Foto: João Senechal/PMC