Prefeitura realiza obras e diminui alagamentos em diversos pontos da cidade

Serviço emergencial promoveu a limpeza de bueiros, das galerias de águas pluviais, desassoreamento de caixas de captação e alargamento do rio Atuba

Rua Padre Domingos Marini, no Itajacuru foi danificada pelas chuvas e recebe saibro e nivelamento

Em algumas cidades do Estado do Paraná foram registrados diversos problemas com inundações devido as constantes chuvas registradas nos últimos dias. Mas em Colombo, em função das diversas obras que a prefeitura municipal tem feito desde janeiro, muitas famílias estão aliviadas, e comprovaram que suas casas não sofrerão mais com os constantes alagamentos e enchentes em épocas como esta.

E para isso, muito trabalho foi feito, passando pelas desobstruções de bueiros, limpeza de galerias de águas pluviais, desassoreamento de caixas de captação, alargamento do rio Atuba, entre outros serviços. “Fizemos no começo do ano, um cronograma emergencial, para atender quem tanto sofria com as enchentes e alagamentos”, contou o secretário de Obras e Viação, João Maria Rodrigues.

Segundo recente levantamento feito pela secretaria, houve uma redução de 40% no número de pontos de alagamentos e inundações tradicionamente registrado no município em outros anos. “Temos conhecimento de que já aconteceram 50 pontos de enchentes em Colombo em outros momentos de fortes chuvas como estas. Então isto nos mostra que estamos no caminho certo, o da prevenção”, pontuou o secretário.

Mesmo assim, com toda a equipe voltada para a precaução, algumas regiões como o Jardim das Graças, Vila Cesar Augusto, Guaraituba e duas localidades da área rural, no Bacaetava e no Morro Grande foram registrados pontos de alagamentos nestes últimos dias, nos quais as equipes da prefeitura estão trabalhando e restabelecendo a normalidade nestas localidades desde as primeiras horas dos fatos ocorridos.

Máquinas e equipes da prefeitura restabelecem a normalidade das vias em diversas regiões do município

“Com as condições limitadas de mão de obra e equipamentos com a qual nos deparamos, estamos desempenhando um grande trabalho para atender estas situações emergenciais e ainda dar sequencia aos serviços que já se encontravam em andamento. Depois que adquirirmos novas máquinas todos estes trabalhos serão ampliados”, destacou João Maria.

Pesquisa

As chuvas intensas registradas nos últimos dias foram suficientes para o surgimento de pontos de alagamentos. Entre as medidas tomadas pela administração, está a chegada de um engenheiro especializado em Hidrologia, na secretaria do Meio Ambiente, que permitiu uma pesquisa destes pontos que passam a ter as soluções tratadas em parceria com o Instituto das Águas do Governo do Estado.

O secretário lembrou da determinação da prefeita Beti Pavin, que tratam dos trabalhos que devem ser feitos para evitar as enchentes e alagamentos registradas no início deste ano. “Até o próximo verão, Colombo não poderá passar por estes problemas, e para isso, a prefeita determinou uma série de ações que devem ser feitas e concluídas até dezembro”, enfatizou.

Entre as obras de manutenção emergencial, estão acontecendo o ensaibramento das seguintes ruas que ficaram danificadas por conta das últimas chuvas: Padre Domingos Marini, no Itajacuru, Luiz Gulin, no Campo Pequeno e Júlio de Souza, no Jardim Osasco, além da limpeza de bueiros e valetas que ficaram entupidos em função do lixo acumulado nas ruas.

Por isso, a prefeitura por meio das secretarias de Obras e Viação e do Meio Ambiente pede a colaboração dos moradores. Ao flagrar alguém jogando lixo as margens de ruas, terrenos e rios denuncie através dos telefones 41-3663.2244 (Obras) e 41-3656.4849 (Meio Ambiente).

Fotos: João Senechal/PMC