Prefeitura amplia serviço de telemedicina para atendimento de sintomáticos respiratórios

Teleconsulta vai acontecer por meio de conversa por mensagem de texto ou vídeo chamada, ambas pelo WhatsApp

A médica Caroline Brustolin Ribeiro faz as tele consultas no período da tarde

Como forma de otimizar e prestar mais um serviço de saúde à população em tempos de pandemia, a Prefeita Beti Pavin anunciou nesta quarta-feira, 20, durante a live diária da Prefeitura no Facebook, a expansão do serviço de saúde de Telemedicina.

A teleconsulta médica vai acontecer por meio de conversa via mensagem de texto ou vídeo chamada, ambas pelo WhatsApp através do número – 41-99827.5894. Podendo ter inclusive prescrição de medicamentos.

“O WhatsApp foi a forma mais prática que encontramos no momento para disponibilizar mais este serviço de saúde tão necessário e importante para todos, e nestes tempos mais modernos grande parte da população possui ou conhece alguém que tem um smartphone”, esclarece a Prefeita.

De acordo com a secretaria de Saúde, organizadora de todas estas novas ações, esta e outras tecnologias estão sendo testadas e serão implementadas gradativamente. “Nosso propósito é para sempre oferecermos um melhor atendimento, qualidade e saúde para todos”, informa o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth.

O vice-prefeito, Sergio Pinheiro lembrou que pelo 0800-6432250 também continua sendo possível ser atendido. “Este serviço de teleconsulta via 0800 já existia aqui no nosso município desde o início da declaração de pandemia no País”, explica e reforça a vinda do novo serviço via WhatsApp.

Teleconsulta

Prefeita Beti e o médico Luzo Dantas anunciam a expansão dos serviços de telemedicina

Para ter acesso ao novo serviço, basta o paciente, sintomático respiratório do novo Coronavírus (febre alta, tosse e falta de ar) mandar mensagem de texto ou realizar uma vídeo chamada no WhatsApp. Neste primeiro momento de implementação do serviço, não será necessário agendar a consulta.

“Caso esteja ocupado o telefone, é importante ter um pouco de paciência que a equipe vai retornar a ligação registrada no whats assim que possível. Todos serão atendidos”, avisa o diretor de Atenção Básica, Wellington Moretti.

Segundo o coordenador da iniciativa e médico da rede pública municipal, Luzo Dantas, que participou da live com a Prefeita Beti detalhando o serviço, o atendimento as teleconsultas terá neste primeiro momento, duas médicas, uma em cada período do dia.

Para que as pessoas não precisem sair de casa, os dias e horários das consultas serão de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. “Vamos contar com os serviços das médicas Amanda Cardoso Silva pela manhã e Caroline Brustolin Ribeiro à tarde”, disse.

Para complementar o atendimento, caso as médicas entendam que é necessário outros desdobramentos da consulta, em função dos relatos, o paciente será encaminhado para a unidade mais próxima da sua casa (unidade de referência) ou para o do Pronto Atendimento Alto Maracanã.

Fotos: Ilson de Jesus e Ketlin Cristine/PMC