Prefeitura alerta para o golpe dos falsos Agentes de Saúde

Verdadeiros profissionais estão nas ruas, devidamente uniformizados com jaleco azul com o brasão do município de Colombo, máscara e crachá com a identificação do servidor

A Prefeitura Municipal por meio da secretaria de Saúde tem recebido relatos de alguns moradores de diferentes regiões do município, a respeito da investida de falsos Agentes de Saúde, que tem realizado roubos nas residências, e por conta disso, está tomando providências e faz este alerta e recomenda a população a prestar atenção no uniforme e tipo de atitude e postura destas pessoas mal intencionadas.

Por aqui, os mais de 200 Agentes de Saúde estão nas ruas, devidamente uniformizados com jaleco azul com o brasão do município de Colombo, máscara e crachá com a identificação do profissional – e cumprem as seguintes tarefas junto aos moradores da cidade: cadastro, acompanhamento e visitas (externas em tempos de pandemia). “Em alguns casos, os críticos apenas, os agentes entram para atender, de forma muito profissional, os moradores”, explica o secretário municipal de Saúde, Dr. Antoninho Barth.

Em função da pandemia do Coronavírus, os verdadeiros Agentes de Saúde estão atuando seguindo as novas e importantes medidas de segurança para evitar a disseminação do vírus no município e o trabalho acontece com o devido distanciamento social, constante higienização das mãos e a utilização de máscaras durante todo o tempo de trabalho. “Os agentes estão orientados pelas coordenações das Unidades de Saúde a entrar para atender exclusivamente os pacientes dos grupos de risco”, esclarece o diretor de Atenção Básica, Wellington Moretti.

Segundo relatos que chegaram até as Unidades de Saúde, das vítimas dos falsos agentes, o discurso é insistente no sentido de entrar na casa, seja para passar uma solução contra o Coronavírus ou para supostamente realizar o cadastro para o recebimento de um auxílio emergencial. “Nenhum destes agentes de saúde aplica qualquer produto nas residências ou cobra pelo serviço, uma que não é a atividade deste profissional e outra porque não existe nenhum composto comprovadamente testado que combata efetivamente o vírus até o presente momento”, explica Moretti.

Os moradores, vítimas destes falsos agentes, de acordo com a secretaria de Saúde, foram orientados pelas Unidades de Saúde do Caic (no Vale Verde), Alexandre Nadolny (no Campo Pequeno) e Atuba, das regiões as quais se tem conhecimento do ocorrido, a procurar a autoridade policial e realizar Boletim de Ocorrência para apuração de autoria, investigação, prevenção de futuros crimes desta natureza e posterior prisão caso seja comprovado o delito e identificado os autores.

“Portanto, salientamos aos moradores que na dúvida não deixem entrar em suas casas, se possível ligue para a sua Unidade de Saúde de referência para se certificar que se trata dos verdadeiros agentes e caso infelizmente se torne uma vítima, ligar para o número 190 da Policia Militar, bem como fazer boletim de ocorrência nas delegacias do Alto Maracanã ou Sede do município como também avisar a Unidade de Saúde”, recomenda Dr. Antoninho.

Para denúncias de falsos agentes é necessário entrar em contato com a Ouvidoria Geral: 3675-5976 ou 3675-5904 e Ouvidoria da Saúde: 3656-6566 ou 3656-5480 como também ligar para a Guarda Municipal – 3666-5353 e 153.

Foto: Marcio Fausto/PMC