PA do Alto Maracanã ampliado com mais leitos e novos equipamentos

Aumento expressivo nos casos de Covid-19 eleva número de leitos, os insumos e equipamentos também continuam chegando no Pronto Atendimento.

O crescimento desenfreado nos casos da Covid-19 em Colombo vem forçando novas adaptações no Pronto Atendimento 24 horas do Alto Maracanã. Os números de atendimento impressionam. Diariamente chegam até 180 pacientes com casos moderados ou graves. Os casos com sintomas leves da doença, em média 100 pacientes, são direcionados para atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde.

Nesta segunda-feira (08), o prefeito Helder Lazarotto esteve em contato com o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto levando novas demandas de equipamentos e esta tarde dois novos respiradores pulmonares já foram repassados e outros dois são esperados para os próximos dias.

O aumento exponencial nos casos e o colapsamento do sistema hospitalar da região, para onde os pacientes deveriam ser encaminhados, está forçando a Secretaria Municipal de Saúde a aumentar a capacidade de atendimento. Inicialmente partimos de 28 internados, depois durante a pandemia aumentou para 66 e agora chegamos a 86 internamentos.

O diretor Executivo da Secretaria Municipal de Saúde, Osvaldo Tchaikovski Junior falou sobre a atual situação. “Antes da pandemia, a capacidade de atendimento do PA era de cinco pacientes graves, aqueles com necessidade de intubação e ventilação mecânica por exemplo. Durante a Pandemia tivemos que dobrar para dez e hoje já estamos já chegamos a 14 pacientes neste estado”.

Outros números também mostram o quanto o município está investindo no atendimento de média e alta complexidade. Antes da pandemia a capacidade que o PA tinha de manter em atendimento na enfermaria, eram 10 pacientes, hoje subiu para 40 internados. Antes o atendimento de pacientes com demanda de curta permanência era de aproximadamente 13 pessoas por dia, hoje já ultrapassam 40 pacientes ao dia. “Só estamos centralizando o atendimento dos casos de pacientes com quadros moderados e graves. São os pacientes que demandam cuidados mais intensos de médicos e de enfermagem. Por dia, estamos recebendo para atendimento mais de 180 pacientes nestes estágios. E o que é mais desafiador, estes estão se tornando de longa permanência. Ou seja, eles não saem. O sistema hospitalar está colapsado. Não temos para onde encaminhar, por isso estamos lutando para ampliar o atendimento para não perder mais vidas”, explica o Enfermeiro Fábio Rausmussem Dias que é o coordenador de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal da Saúde de Colombo.

Ampliação no atendimento

Ele ainda lembra que a nova variante do vírus, tem se mostrado mais resistente e então, o tempo de permanência do paciente no leito é muito maior. “Nossos servidores estão trabalhando intensamente. Por isso, o prefeito já autorizou que além das ampliações, novos profissionais sejam contratados para fazer o enfrentamento desta difícil realidade que estamos atravessando”, concluiu o Coordenador.

Obs: Alteramos algumas terminologias desta matéria para facilitar a compreensão. Onde constava 88 leitos, leia-se 88 internamentos.

Fotos: Daiana Nodari/PMC