Mudas de árvores frutíferas são entregues a produtores de Colombo

Objetivo é auxiliar a produção familiar incentivando a diversificação da propriedade, agregando valor e renda

Cinco mil mudas de árvores frutíferas são distribuídas em Colombo

Em Colombo, o programa que incentiva a Fruticultura repassou neste dia 01, no Parque Municipal da Uva, 5000 mudas de árvores frutíferas subsidiadas pela Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura e Abastecimento. A distribuição das mudas beneficiou 52 produtores rurais que possuem o Cadastro de Produtores de Colombo (CAD).

O principal objetivo é auxiliar a produção familiar, como explica o secretário da Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo. “O município de Colombo é pólo da agricultura familiar no Paraná e esse programa visa, entre outras coisas, diversificar o cultivo dos produtores rurais, incrementando a renda deles e buscando uma maior estabilidade ambiental dos agro ecossistemas”, completa.

Os produtores receberam 50% de desconto na obtenção de variadas mudas de árvores frutíferas, como: uva, ameixa, amora, caqui, figo, kiwi, maça, nectariana, pêra e pêssego. Foram mais de 20 variedades de frutas, sendo a uva, a mais procurada, de acordo com o engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, José Ribeiro Junior.

O secretário da Agricultura, Marcio Toniolo e equipe técnica entregam as mudas aos produtores do município

Uma das produtoras integrante do programa, Jussara Golin Frederico, que possuiu uma propriedade com foco na produção de morangos ôrgânicos, destaca a importância do subsídio da Prefeitura. “50% de subsídio ajuda muito. É uma maneira de auxiliar a nossa produção,” comenta. Opinião esta confirmada pelo casal de produtores Rose e Ademir Mottin, que produzem sucos e geleias com as frutas que cultivam. “É a segunda vez que pegamos mudas aqui e o atrativo principal é o preço e a variedade das mudas”, contam.

Já o produtor José Antônio Gasparin, que pegou cerca de 280 mudas de várias árvores frutíferas, como uva, figo e pêssego, destaca outro ponto do projeto: a importância da produção de frutas. “A produção de frutas já é um incentivo, até mesmo pela busca da alimentação saudável e pelo prazer de colher o fruto”, completa.

Fique por dentro

A agricultora Jussara Golin Frederico destaca o auxílio do subsídio para a produção

O Programa de Incentivo à Fruticultura acontece todo ano e é aberto a todos os moradores de Colombo. Para 2014, a perspectiva e a programação é de dobrar a quantidade de mudas distribuídas. A partir de abril os interessados podem se inscrever na Secretaria da Agricultura e Abastecimento, fazendo o pedido da quantidade de mudas e de qual árvore frutífera. Normalmente em julho é feita a distribuição e após isso, a secretaria auxilia na orientação e consultoria técnica dos produtores. Mais informações 41-3656.4849.