Higienização dos espaços públicos é mais uma forma de combate ao Coronavírus

Prefeitura Municipal prioriza a limpeza em locais onde há grande circulação de pessoas

As operações de limpeza que acontecem diariamente no município, além de essencial no combate à Covid-19 – também visa sensibilizar o colombense sobre a importância de adotar medidas mais efetivas de higienização pessoal dentro de casa e nos espaços coletivos, para evitar a propagação da doença.

O trabalho, na noite desta terça-feira, incluiu a desinfecção das Unidades Básicas de Saúde: Santa Tereza, Cesar Augusto, Osasco, São Domingos, São Gabriel, CAIC, Sede e a unidade do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do HIV da Tuberculose/Hanseníase e DSTs.

A limpeza nos Terminais Guaraituba, Maracanã, Roça Grande e Sede também continuam acontecendo durante a madrugada. “Temos que manter estes locais bem limpos e cuidados”, disse a Prefeita Beti Pavin.

A Prefeitura Municipal prioriza a higienização em locais onde há grande circulação de pessoas, entre eles a UPA Alto Maracanã, Delegacia e ruas.   Ao total, foram desinfectadas 12 vias, incluindo os bairros: Santa Fé, Campo Pequeno, Marambaia, Rio Verde e Maracanã. “A sanitização vai seguir por todas as regiões por tempo indeterminado”, ressaltou o vice-prefeito Sergio Pinheiro.

As equipes coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente, percorreram os pontos de maior fluxo de pessoas e realizaram a assepsia das áreas de contato comuns com peróxido de hidrogênio e hipoclorito de sódio – sempre intercalados. Ambos validados pelas Agências Estadual e Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Essa foi uma maneira que encontramos para evitar que o vírus acabe se espalhando por meio das superfícies utilizadas por muitas pessoas no cotidiano. Contudo, é importante ressaltar que a população deve fazer sua parte, mantendo os cuidados com o uso de máscara e álcool gel”, disse o secretário da pasta, Evandro Busato.

Sobre a limpeza:

São utilizados dois produtos, que são intercalados na higienização das áreas de contato comuns a população, sendo eles: peróxido de hidrogênio e hipoclorito de sódio.

A ação acontece desde o início do mês de abril, pelas Secretarias de Meio Ambiente, Esporte e Saúde e já passou por mais de 100 locais diferentes. A limpeza conta com uma média de 1000 e 1500 litros de água, diariamente.

Fotos: Ilson L. de Jesus/PMC