Grupo da terceira idade se movimenta durante ações do “Outubro Rosa”

A intenção é esclarecer dúvidas sobre o assunto e ressaltar a importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero

O encontro ressaltou a importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero

DSC_0212Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolverá ações em prol do movimento “Outubro Rosa”. Na última sexta-feira, 9, aproximadamente 125 idosos do grupo de hipertensos e diabéticos da Unidade de Saúde – Sede, estiveram reunidos no Pavilhão de Eventos do Parque da Uva para uma atividade especial.

Segundo o secretário de Saúde, Fernando Aguilera o objetivo da ação é alertar os idosos sobre a importância de prevenir e diagnosticar o câncer de mama e colo de útero precocemente. “O autoexame, a mamografia e o preventivo são exames simples que previnem o câncer e aumentam as chances de recuperação do paciente quando diagnosticado logo no início,” afirmou.

A dona Ivonete Cavalli faz parte do grupo de hipertensos e diabéticos e prestigiou a ação. “Eu sempre participo das reuniões, gosto muito e acho isso muito proveitoso, porque a gente aprende a cuidar mais da nossa saúde,” declarou.

Durante o encontro os idosos participaram de atividades físicas como, danças e alongamentos, coordenadas pelo professor Marcelo Silva. Além disso, uma palestra sobre como identificar os principais sintomas do câncer e os fatores de risco, foi ministrada pela médica – clínico geral – da família, Anne Caroline Hungaro.

Foto: João Senechal/PMC