Gincana Esportiva agita idosos dos Centros de Convivência

Chute a gol, arremesso, boliche, dominó, jogos dos sentidos e quebra-cabeça são modalidades destinadas aos idosos; já para as crianças e adolescentes as atividades esportivas, dança e jogos culturais fazem parte da programação

Na programação estão previstos encontros durante os meses de junho a novembro.

A II Gincana Esportiva, que envolve os idosos dos Centros de Convivência, lotou o Ginásio Leandro Alberti, no Guaraituba.

A II Gincana Esportiva de Colombo que envolve os idosos dos Centros de Convivência teve inicio, na tarde, nesta terça-feira, 30, e lotou o Ginásio Leandro Alberti, no Guaraituba. O Projeto promovido pela Prefeitura de Colombo conta com a parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o Departamento de Esportes.

Na programação estão previstos encontros durante os meses de junho a novembro – onde será realizada a grande final da competição, no Ginásio Gilmar Pavin, no Parque Municipal da Uva.

Vale lembrar, que a competição é dividida em etapas, por região e grupos e tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades físicas, intelectuais e sociais dos participantes. Além de proporcionar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos idosos.

A Secretária de Assistência Social, Maria Souza, explica que essa gincana é de fundamental importância, principalmente para os idosos. “Essas atividades contribuem para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, assegurando um espaço de encontro para os idosos e encontros intergeracionais, promovendo a sua convivência familiar e comunitária, pois a vida nessa fase tem que ser reinventada e há necessidades e motivações de desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida”, diz a Secretária.

Dia: 29 de junho – no Ginásio Rio Verde I

29 de agosto – no Ginásio Osasco,

28 de setembro – no Ginásio Rio Verde II

30 de novembro – no Ginásio do Parque Municipal da Uva.

II Gincana Esportiva também conta com a participação do Projeto Pró-Criando

Crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos, do Projeto Pró-Criando do município também participam da II Gincana Esportiva que vai até o dia 10 de outubro. Os jogos acontecem nos Ginásios de Esportes Leandro Alberti, no bairro Guaraituba e Gilmar Pavin, no Parque Municipal da Uva.

Entre as modalidades há diversas provas esportivas onde os competidores podem demonstrar habilidades esportivas e atléticas, danças e jogos culturais.

Vale lembrar, que o principal objetivo da gincana é a integração das crianças e adolescentes, além de aprenderem a respeitar o próximo, a se prepararem para trabalhar e socializar em grupos.

Cada tarefa ou prova terá uma pontuação distinta. “É interessante que haverá pontos para todas as equipes, de acordo com a classificação. Assim, as que não estiverem bem classificadas não perderão o estímulo e a disputa se tornará mais acirrada”, destaca a Prefeita de Colombo, Beti Pavin.

Dia: 29 de março – início Futsal (Guaraituba)

17 de abril – início Futsal (Parque Municipal da Uva)

12 de maio – jogos culturais (Guaraituba)

14 de junho – jogos culturais (Parque Municipal da Uva)