Gestores de Saúde de Colombo e do Estado se reúnem para fortalecer o atendimento de Urgência e Emergência

A secretária Municipal de Saúde, Marilda Zanoni, o diretor executivo da Pasta, Osvaldo Tchaikovski Junior e o diretor de Atenção à Saúde da cidade, Fábio Rasmusen Dias, estiveram reunidos na última semana, com gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), para tratarem de algumas demandas relacionadas ao setor.

Segundo a secretária Marilda, na oportunidade, foi apresentado ao município, um projeto de fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência.

“Colombo foi o primeiro município a receber a visita dos profissionais. Foram diagnosticadas as fragilidades e o projeto visa buscar soluções com a transferência de recursos, equipamentos e incentivos da União e do Governo do Estado para alcançar uma Rede de Urgência e Emergência mais eficiente, proporcionando um atendimento de qualidade à nossa população”, destacou.

Na passagem pelo município de Colombo, os técnicos da SESA também visitaram a Central de Ambulâncias e Samu e o Pronto Atendimento do Alto Maracanã.

De acordo com Osvaldo, a visita do assessor de Gabinete do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, Jucenir Leandro Stentzler e da gerente de Atenção à Urgência e Emergência da SESA, Giovana Fratin, foi de extrema importância. “Os técnicos pontuaram os avanços que aconteceram nos últimos meses na Urgência e Emergência em nossa cidade e ressaltaram as melhorias que poderão ser implementadas com apoio do Governo do Estado. Com base nos levantamentos, as informações foram planilhadas e irão ser apresentadas ao Secretário Beto Preto”, disse.

Os principais pontos discutidos foram:

– Implantação da Ambulância ALFA (suporte avançado de vida), via Consórcio, com repasses da União, do Governo do Estado e contrapartida do Município;

– Necessidade de Ampliação e Modernização da frota de Ambulâncias;

Habilitação e Qualificação do SAMU;

– Habilitação de portas de entrada para a Urgência e Emergência, ou seja, para qual serviço de saúde o paciente deverá ser encaminhado, quando acionado via SAMU;

– Ampliação da Rede Municipal para atendimento de urgência.