Educação Especial promove encontro para estudo sobre o TEA

Na última sexta-feira (07), a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma reunião para dialogar sobre estudos a respeito do transtorno do Espectro Autista (TEA).O evento foi organizado pela equipe técnica do Departamento de Educação Especial, com apoio da diretora de Educação, Luciane Dala Valle, o Setor de Documentação, Nutrição, o Departamento de Ensino Fundamental e Infantil, mediados pela coordenadora de Avaliação Educacional (CAEC), Maria Cristina Vidolin.

Durante o encontro foram abordadas informações sobre os critérios diagnósticos e estatísticas, além de possíveis alterações do neurodesenvolvimento presentes no TEA.

Segundo a coordenadora, Maria Cristina Vidolin, a reunião foi realizada após o levantamento de dados em todas as Unidades Escolares Municipais, ao qual concluiu-se que de 681 crianças de inclusão, 304 apresenta o Transtorno do Espectro Autista. “Estes dados ainda estão em crescimento, pois muitas  crianças estão em processo de investigação.”

A coordenadora ainda ressaltou que ampliar o conhecimento sobre o tema, perceber as possíveis comorbidades que podem estar presentes e compreender as especificidades são essenciais para oferecer um ensino humano e de qualidade nas salas de aula.

PEI – Planejamento Educacional Especializado

No evento, as professoras Rita Aparecida da Silva e Iza Helena Batistão apresentaram o PEI – Planejamento Educacional Especializado que será um importante instrumento para aproximar o ensino às condições e potencialidades do aluno. As professoras Sueli Maria Tobias Siqueira e Janete Cecon explicaram aos profissionais presentes, sobre a flexibilização/adaptação curricular nas instituições da rede municipal de ensino.

As profissionais reforçaram que o trabalho será estendido gradativamente a todas as Unidades Escolares e que o conhecimento deve ser associado a estratégias inclusivas e ao pensamento de José Mário Dantas, que aborda a inclusão, além de leis, códigos ou decretos e sim depende de brotar no coração a verdadeira semente transformação de vidas.