Dia D contra gripe, atinge 41% da meta em Colombo

A campanha de vacinação que começou no último dia 4 de maio, seguirá até o próximo dia 22. As vacinas encontram-se disponível nas 22 US, das 8 às 16 horas

Foram vacinadas, 33% das crianças menores de cinco anos

As Unidades de Saúde (US) de Colombo participaram, no último dia 9, do Dia D de Vacinação contra a Gripe. A ação promovida pela Prefeitura de Colombo, por meio da secretaria de saúde alcançou 41% da meta estipulada pelo município. Ao total, foram vacinados mais de 52% dos idosos com mais de 60 anos, 33% das crianças menores de cinco anos, 29% das gestantes, 41% das puérperas (até 45 dias após o parto), e 37% dos trabalhadores da saúde.

A prefeita Beti Pavin, comemora a adesão dos colombenses, e incentiva as pessoas, que se incluem ao grupo prioritário, a participar da Campanha. “Não deixem de participar desta importante iniciativa, compareçam em nossas Unidades de Saúde. Principalmente, por que Colombo possui temperaturas amenas e com o frio ficamos mais suscetíveis às doenças”.

A prefeita Beti Pavin comemorou a adesão dos colombenses, e incentivou as pessoas, que se incluem ao grupo prioritário, a participar da Campanha

Ressaltando que desde que a Campanha Nacional, no dia 4 até 8 de maio, cerca de 30% dos grupos estabelecidos pelo Ministério da Saúde já tinham sido vacinados. “Lembrando que as pessoas devem ser vacinadas de acordo com as idades e grupos preconizados, pois a vacina previne as complicações graves da gripe. Por isto, a importância de realizar a vacinação, pois o vírus continua circulante e causando a doença”, destaca o secretário de saúde, Fernando Aguilera.

A campanha de vacinação contra a Gripe que começou no último dia 4 de maio seguirá até o próximo dia 22, e encontra-se disponível nas 22 Unidades Básicas de Saúde (US), das 8 às 16 horas. “Pedimos que os pais e responsáveis procurem uma das unidades do nosso município e garantam a imunização dos seus filhos menores de cinco anos”, alertou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Adriana Cordeiro.

Ao total, 52% dos idosos com mais de 60 anos receberam a vacina.

As vacinas serão destinadas aos idosos com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes, puerperas, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas e trabalhadores e detentos do sistema prisional.

A enfermeira da Unidade de Saúde Capivari, Lorena Arcie Pavin destaca a importância, principalmente, dos idosos em receberem a vacina. “Este grupo é mais vulnerável em adquirir doenças. Muitas delas podem causar complicações mais graves. E para prevenir este grupo temos uma grande aliada, – a Campanha Nacional contra a gripe, – promovida pelo Ministério da Saúde, por isso não deixem de participar”. A US do Capivari atende os bairros Capivari, Capivarizinho, Ribeirão, São João e uma parte do Imbuial.

A campanha seguirá até o próximo dia 22, e encontra-se disponível nas 22 Unidades Básicas de Saúde (US), das 8 às 16 horas

Já em relação à proteção, assim como nos anos anteriores, a vacina trivalente protegerá contra três tipos de vírus da gripe mais circulantes, sendo eles: a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Em adultos, a vacina pode ser aplicada em única dose, já em crianças são duas doses sendo a segunda 30 dias após a primeira.

Foto: Marcio Fausto/ PMC