Descarte do lixo doméstico durante pandemia do novo Coronavírus exige atenção

Para os colombenses que têm sintomas ou foram diagnosticados positivos – é necessário redobrar os cuidados com o acondicionamento dos lixos

Diariamente os garis manuseiam toneladas de lixos sólidos. Em tempos de pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), – doença que já tem em Colombo, 683 pessoas sintomáticos respiratórios e que estão em isolamento domiciliar – há um protocolo diferenciado proposto pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente – na coleta convencional e seletiva dos resíduos.

“Caso o munícipe que testou positivo ou apresenta os sintomas e queira, de forma anônima, ligar para o Departamento de Limpeza Pública, vamos orientá-lo como descartar corretamente os seus resíduos, seja ele orgânico, rejeito, reciclável ou de saúde a fim de evitar a contaminação dos coletores e do mesmo manter o isolamento social”, explicou o Secretário da pasta Evandro Busato. Já para quem não apresenta sintoma do Coronavírus pode separar o lixo da forma convencional.

De acordo com Busato também será anotado o endereço da residência com total sigilo, com o objetivo de prestar o serviço de coleta de maneira segura. “A principal intenção é manter o direito, a intimidade e a privacidade do cidadão e prestar serviço de limpeza pública com qualidade”, enfatizou.

Para os colombenses que têm sintomas ou foram diagnosticados positivos a doença – é necessário redobrar os cuidados, entre os principais estão:

– Acondicionar o resíduo em sacos duplos e descartar em lixo comum;

– As luvas e máscaras devem ser colocadas em sacos duplos e descartadas no lixo comum, para ser encaminhado ao aterro sanitário;

– Utilizar uma uma lixeira de uso exclusivo da pessoa infectada ou suspeita;

– Fechar e lacrar bem os sacos;

– Uma pessoa não infectada deve levar o saco para o lado de fora da residência;

– Fazer a higienização dos locais de contato, como por exemplo, tampas de lixeiras;

– Os sacos devem ser colocados nas lixeiras apenas nos dias de coleta.

Foto: Marcio Fausto/ PMC