Departamento de Turismo apresenta as ações dos 100 primeiros dias de Governo

Vencidos os desafios iniciais da montagem de uma nova equipe com a contratação dos novos profissionais e estagiários, a recuperação do espaço para o funcionamento do setor, o Diretor de Turismo Nelson Goulart atendendo aos pedidos do Prefeito Helder Lazarotto deu início à uma intensa agenda de trabalhos com foco na remodelação do setor turístico do município.

Grutas de Bacaetava

O principal cartão postal do turismo colombense, o Parque Municipal das Grutas de Bacaetava que estava fechado desde o mês de março de 2020, mereceu maiores cuidados. A manutenção, readequação e limpeza. Um novo sistema de monitoramento e a instalação de internet disponibilizando sinal de Wi-Fi, inclusive para turistas, foram providenciados. Na equipe que passou por treinamentos, agora seus servidores cumprem jornadas de trabalho dentro das normas trabalhistas. Também foi estabelecido o novo calendário anual de funcionamento de quarta a domingos das 09h às 16h. Reaberto no dia 04/02, até o dia 26/02 foram registradas 1937 visitas, das quais, 82% delas agendadas por WhatsApp quando então houve a suspensão das atividades em função das restrições sanitárias do Covid19.

Outras atividades de reestruturação do setor caminharam de forma rápida para cumprir metas e recolocar o setor em atividade. O processo de licitação para concessão onerosa da lanchonete do Parque com loja de artesanato e produtos do município e bicicletaria, já está em andamento.

O Centro de Informações Turísticas passou a atuar com agendamento de visitas via WhatsApp e tem a possiblidade de atendimento também de quarta a domingo das 08h às 16h para o público. As mídias sociais foram retomadas e reconfiguradas com informações sempre atualizadas.

Comtur

O Conselho Municipal de Turismo que estava inativo desde 2019, foi convocado e no dia 22/01 se reuniu para tratar da reativação, eleição de nova presidência, do conselho consultivo e mudanças no estatuto.

Sinalização Turística

Uma das antigas reivindicações dos turistas e empreendedores foi tema diário no setor desde os primeiros dias de trabalho. Dotar o município de estrutura de sinalização e equipamentos são as propostas contidas em um projeto para construção de 40 pontos de ônibus com espaço para sinalização turística e abrigo para estudantes, ciclistas e passageiros do transporte público no meio rural. O projeto tem previsão orçamentária na LDO de 2021 e está na secretaria de obras para finalização de planilha de preços e consequente abertura de licitação.

Morro da Cruz

O turismo religioso também foi destaque no Departamento de Turismo neste período. Uma reunião foi realizada com a comunidade da Serrinha. Dela se extraiu um plano de trabalho em conjunto com o município visando a readequação do acesso às instalações. O projeto Morro da Cruz prevê, no acesso, as estações da Via Sacra e a construção de equipamentos básicos como banheiros e estacionamento.

Circuito de Turismo Rural

O recadastramento que teve a última atualização de dados em 2017, foi retomado com as reconfiguração das mídias sociais com manutenções diárias e informações atualizadas pelo recadastramento visando a retomada pós pandemia. Em reunião com empreendedores, foram apresentados as propostas para o setor e os trabalhos em andamento, além da solicitação de que todos se cadastrem no Cadastur do Ministério do Turismo, para elevar a nota do município  e nos habilitarmos a mais verbas federais. Também foram apresentadas as linhas de crédito da Fomento Paraná com fundo garantidor Fungetur, e taxa de 5% ao ano e 12 meses de carência.

Feira Rural de Colombo

O pavilhão de eventos Prof. Altair da Silva Lemes no Bosque da Uva que passou a ser administrado pelo Departamento de Turismo e outras estruturas presentes no Parque da Uva abrigarão a Feira Rural de Colombo que terá como objetivos atender, entre outros aspectos ao fomento e geração de renda, tornar-se um espaço de convivência e manifestações esportivas, artísticas e culturais. O ponto turístico de grande atração será um espaço transdisciplinar que agregará e promoverá o trabalho em equipe das várias secretarias e departamentos da Prefeitura.

Cicloturismo:

Em conjunto com o departamento de Esportes, estão sendo definidas as rotas de cicloturismo com planejamento de estruturas de apoio. O objetivo é tornar os praticantes do esporte do pedal, parceiros para difundir e aumentar o potencial turístico do Município.

Durante estes 100 primeiros dias da Gestão Helder Lazottoforam realizados vários encontros de trabalho com destaques para as reuniões com o presidente da Paraná Turismo João Jacob Mehl, com o presidente da regional de turismo Rotas do Pinhão Geraldo Simeão, com o Presidente da Fomento Paraná Heraldo Alves das Neves e com o Vice-Governador Darci Piana.

Foto: Daiana Nodari/PMC