COVID-19: Operação sanitária fiscaliza e orienta motoristas que passam por Colombo

As equipes atuaram em pontos estratégicos de entrada e saída do município – com a distribuição de máscaras, dicas de hábitos de higiene, sintomas da doença, além da aferição da medida de temperatura

As pessoas que apresentaram alterações de temperatura corporal ou sintomas respiratórios foram orientadas e encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde.

“Neste momento difícil que estamos vivendo é essencial uma ação como essa para conscientizar a população”, disse o motorista Jefferson Luiz Barry, durante a abordagem das equipes de saúde.

Motoristas, passageiros e pedestres que passaram pelos bairros Imbuial, Atuba e Olaria foram parados e orientados, na tarde desta quarta-feira, 17, durante uma operação montada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde. Foram instaladas três barreiras sanitárias – para que os profissionais de saúde pudessem fazer a verificação da temperatura.

“A nossa intenção foi de conscientizar sobre a importância do distanciamento social e melhorar dados preocupantes, o município já conta com 148 casos confirmados da doença – sendo que destes, 101 já estão recuperados e dois óbitos confirmados e outros dois casos de falecimentos, onde o município aguarda o recebimento da declaração de óbito para confirmação oficial”, secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth .

Realizada em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil Municipal, Policia Militar (PM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) – as equipes atuaram em pontos estratégicos de entrada e saída do município – com a distribuição de máscaras, dicas de hábitos de higiene, sintomas da doença, além da aferição da medida de temperatura.

A atuação, além de atender o Decreto 013/2010 e as Resoluções 01 e 02 sobre as medidas de prevenção em decorrência ao Coronavírus – COVID-19 também auxilia no combate a propagação do vírus.

“Realmente a situação está piorando, muitos casos surgindo.   Infelizmente a Prefeitura está tendo que tomar esse tipo de atitude. Se as pessoas não colaborarem e se conscientizarem, pode piorar muito. Precisamos muito dessas fiscalizações e orientações frequentemente”, enfatizou Cleonice Antônia Cavalcante da Silva, que passou pelo local.

Vale ressaltar, que as pessoas que apresentaram alterações de temperatura corporal ou sintomas respiratórios foram orientadas e encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde. “O pessoal não está cuidando muito, acho importante este tipo de iniciativa, pois vai incentivar as pessoas a começarem a usar mais as máscaras”, disse a passageira Daniele Alves Pinheiro.

Além das ações desenvolvidas pela saúde, diversas medidas de prevenção estão acontecendo nas áreas de limpeza e desinfecção de equipamentos e espaços públicos, além da fiscalização do comércio.

“Estamos atentos e vamos continuar observando aqueles que cumprem o decreto e as resoluções. E, também as medidas sanitárias que estão sendo adotadas por aqueles que possuem a prerrogativa de continuar funcionando na nossa cidade”, enfatizou o secretário.

Foto: Marcio Fausto e Ilson L. de Jesus/ PMC