Covid-19 – Câmara refrigerada é instalada no PA Maracanã

Espaço provisório está destinado para evitar contaminação das equipes de saúde e também dos familiares

Atendendo as recomendações do Ministério da Saúde no manejo de corpos no contexto do novo Coronavírus, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde providenciou provisoriamente nesta quinta-feira, 09, os serviços de uma câmara refrigerada, instalada no PA Maracanã, para que em necessidade de falecimento de suspeito ou confirmado de COVID-19, possa alocar o corpo em compartimento refrigerado isolado (necrotério).

“Em função desta doença ser transmitida especialmente por contato, como tem mostrado os estudos mais recentes, estamos nos preparando e seguindo padrões de segurança biológica para preservar os nossos profissionais de saúde no manuseio destes falecidos, que não podem ficar em necrotério comum, como também preservar a saúde e o luto dos familiares”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth.

Como forma de separar o suspeito ou confirmado de corona, o município está considerando que todo óbito de sintomático respiratório terá que ser adotada medidas de precaução, atendendo a conservação e isolamento. Entre as orientações estão a utilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, por parte da equipe como ainda a higiene do ambiente.

“Esta é uma medida preventiva, não é para entrar em pânico, só estamos nos preparando para acondicionar estes possíveis óbitos em um local adequado, considerando as normativas do Ministério e também para respeitar e dar dignidade neste momento tão difícil ao qual as famílias poderão vir a passar”, disse o secretário.

O secretário reitera que a Saúde trabalha com a vida, mas também com o óbito, por isso, tudo está sendo levado em consideração até o trâmite do funeral. “Nossa prioridade é a vida, de todos, mas infelizmente também temos que lidar com a morte e nesta hora demonstramos nossa responsabilidade com o luto da família”.

Cuidados para evitar o COVID-19

Para completar Dr. Antoninho relembrou os cuidados para evitar o COVID-19: Lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel; Cubra o nariz e a boca ao espirrar e tossir; Evite aglomerações se estiver doente; Mantenha os ambientes bem ventilados e não compartilhe objetos pessoais. E atenção para os sintomas: Tosse; Febre; Coriza; Dificuldade para respirar, e perda do olfato e paladar.

Foto: Ilson de Jesus/PMC