Consulta pública para duplicação da Rodovia da Uva acontece em Colombo

Trecho da rodovia a ser duplicado é de 3,9 quilômetros e a pista de rolamento terá 10,5 metros de largura

População de Colombo participa da Consulta Pública que prevê obras de Duplicação da Rodovia da Uva

Prefeita Beti Pavin presente na consulta, destaca a importância destas obras avançarem em Colombo

Técnicos do DER e da secretaria de Infraestrutura e Logística esclarecem os detalhes do projeto

O município de Colombo recebeu na noite desta segunda-feira, 22, o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para tratar da duplicação da PR-417, a Rodovia da Uva. Esta ação faz parte de um ciclo de consultas públicas e está previsto no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transporte do Estado.

As audiências foram realizadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística e o DER-PR. Em Colombo, o programa prevê a duplicação da PR-417, conhecida como Rodovia da Uva. A consulta pública, organizada com o apoio da Prefeitura Municipal, foi na Câmara de Vereadores e reuniu 250 pessoas.

Para a Prefeita Beti Pavin, este é mais um importante momento para o município. “Temos sofrido muito ao longo destes anos por conta do aumento do fluxo de veículos e a falta de duplicação da Rodovia. Por isso, esta notícia é tão significativa. Ficamos imensamente felizes que este projeto esteja caminhando e que estamos aqui apoiando mais esta etapa do Lote 1”, destacou Beti.

O trecho da rodovia a ser duplicado é de 3,9 quilômetros e a pista de rolamento terá 10,5 metros de largura. As calçadas e as ciclovias em ambos os lados somarão cinco metros de largura. O projeto, orçado em R$ 48 milhões, também prevê a construção de uma nova ponte sobre o Rio Atuba, ao lado da já existente. Este Lote 1 compreende as obras da Igreja do Santa Cândida (Curitiba) até o Contorno Norte (Colombo).

Sobre o Lote 2, que compreende o trecho de 6,5 quilômetros (da Sede até o Contorno Norte) e teve suas obras paralisadas, os técnicos da secretaria de Infraestrutura e Logística informaram que o projeto entrará em licitação no próximo mês.

Tráfego

Passam atualmente pela rodovia mais de 22 mil veículos por dia, sendo quase 4 mil caminhões. Para o gerente técnico da Superintendência Regional Leste Jefferson Kuster, também coordenador do projeto, a duplicação é necessária quando se projeta o movimento futuro na estrada. “Estimamos que a obra seja entregue em 2020, sendo que até lá o tráfego deverá chegar a mais de 23 mil veículos por dia e ultrapassar 30 mil até 2029. Então essa é uma obra fundamental”, explicou.

Balanço

Colombo foi a oitava e última de uma série de consultas públicas para apresentar os projetos que fazem parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transporte do Estado, orçado em US$ 435 milhões. Deste valor, US$ 235 milhões são de financiamento junto ao BID e os outros US$ 200 milhões vem de contrapartidas do Governo do Paraná. Além de obras viárias, o programa prevê também a construção de centros logísticos pelo Estado.

Fotos: João Senechal/PMC