Coleta seletiva de lixo é discutida em Colombo

Cerca de 80% dos materiais que poderiam ser reaproveitados estão indo para o lixão

A engenheira Jackeline Martinez ministrou palestra sobre “Reciclagem de lixo e Energias Renováveis”

Com a intenção de desenvolver um conjunto de ações normativas de planejamento para coletar e tratar o lixo como define o projeto de lei 101/2009, reuniram-se com o secretário Municipal do Meio Ambiente e integrante da Anamma – Associação Nacional do Meio Ambiente, José Carlos Moretes do Amaral, representantes de sete cidades da região Metropolitana de Curitiba. Entre elas, Pinhais, Campo Largo, São José dos Pinhais, Araucária, Lapa e de Curitiba.

Na ocasião, aconteceu uma palestra da engenheira Jackeline Martinez, do Instituto IFAS – Institut für Angewandtes Stoffstrommanagement, Instituto de Gestão de Materiais Aplicados Flow, do Campus Ambiental de Birkenfeld, sobre o projeto desenvolvido na Alemanha “Reciclagem de lixo e Energias Renováveis”.

Sobre o assunto, Jackeline explanou a respeito do primeiro passo, que é informar, desenvolver ações para conscientizar a população da necessidade de realizar a coleta seletiva. Depois, segundo ela, implementar sistemas de aproveitamento energético com o material das facções.

No Estado do Paraná, esse trabalho se destaca em relação a outros estados do Brasil, porém, o secretário do Meio Ambiente, Amaral disse ser necessário instigar a população a refletir mais sobre a questão. Acredita também que em média, somente 20% a 30% da população paranaense separa o lixo reciclável do lixo orgânico. O que representa quase 80% dos materiais que poderiam ser reaproveitados em diversas etapas da cadeia produtiva, indo para o lixão. “Precisamos criar mecanismos e ações para que a população abrace esta causa. O desperdício ainda é grande, o que nos revela o quanto precisamos avançar nos programas de proteção ao meio ambiente”, enfatiza.

Participaram da reunião representantes de sete municípios da região metropolitana

O prefeito de Pinhais e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba – Assomec, Luizão Goulart, lembrou que a responsabilidade pela destinação, coleta e reciclagem do lixo é dos municípios como afirma a lei 12.305/10 e, o prazo para definirem locais e construir aterros sanitários termina em agosto de 2014.

“Precisamos realizar políticas de conscientização da comunidade para a coleta seletiva e, multiplicar esta ideia para os 399 municípios do Paraná. Após, com certeza será atenuado a quantidade de lixo orgânico, o que facilita as construções de aterros sanitários”, define.
Também estavam presentes na reunião o vice prefeito de Colombo, Ademir Goulart, o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Antônio Ricardo Milgioransa e o secretário de Planejamento, Ângelo Betinardi.

Fotos: Bruno do Carmo/PMC