Circuito Italiano de Turismo Rural é uma opção para período de férias escolares

Alternativa reúne opções de passeios ecológicos, visita a locais históricos, e degustação da culinária local

Memorial do Imigrante Italiano preserva a história dos colonizadores do município

Passear e conhecer lugares novos, seja com familiares ou amigos, está entre os programas preferidos da maioria das pessoas. Em Colombo, os moradores do município e turistas podem aproveitar seu tempo livre no tradicional Circuito Italiano de Turismo Rural, que conta com atrações para todas as idades. São opções variadas, que reúnem desde a gastronomia local até visitas a parques e museus.

Para quem contempla a natureza, o Circuito oferece as opções de visitação no Parque Municipal Gruta do Bacaetava, que abriga um acervo vivo da mata nativa da região e o Parque Municipal da Uva, onde o visitante pode fazer trilha e caminhada. Além disso, é lá que ocorre o evento mais tradicional da Região Metropolitana de Curitiba, a Festa da Uva, que acontece anualmente no mês de fevereiro e já está na sua 50ª edição.

Os pontos históricos da cidade são outros locais onde se pode conhecer sobre a cultura e os costumes da região. Exemplos destes lugares são: O Museu Municipal Cristóforo Colombo e o Memorial do Imigrante Italiano, ambos anexo ao Parque Municipal da Uva, onde pode ser encontrada a história do município, através de artefatos, objetos, fotos e memórias dos colonizadores da cidade.

Parque Municipal Gruta do Bacaetava abriga um acervo vivo da mata nativa da região

Outro local de destaque do município são as delícias da culinária italiana e local, encontradas em estabelecimentos familiares tradicionais da região. Vinhos, queijos, sucos, geleias e outros produtos artesanais e orgânicos, além de cafés coloniais e restaurantes com comida caseira são opções para o intervalo entre as atividades.

As crianças também podem aproveitar com seus pais os passeios nas chácaras, parques aquáticos e pesque pague do Circuito. Nesses locais são oferecidos passeios à cavalo, trilhas e pescaria, além de espaços para práticas esportivas. Caso o visitante queira aproveitar um pouco mais das atividades, pousadas e hotéis oferecem serviços de qualidade em meio a natureza e a tranquilidade da região.

São diversas opções imperdíveis tanto para o público da região como de fora, que admiram as belas paisagens, costumes, cultura, gastronomia, arquitetura e religiosidade de Colombo, como destaca o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Antônio Ricardo Milgioransa. “O nosso município possui vários locais turísticos, que podem ser visitados tanto pelos moradores de Colombo, para eles valorizarem a região quanto os visitantes de outras localidades para o conhecimento e a divulgação de Colombo”, conclui.

Serviço:

Museu Municipal Cristóforo Colombo

Apoio Turístico
Posto de Informações Turísticas
Atendimento: Terça  á Domingo e feriados das 8h30 às 17h
Endereço: Rua  Marechal Floriano Peixoto, 8771- Centro, Anexo ao Parque Municipal da Uva
Telefone: 41-3656-6639
E-mail: turismo@colombo.pr.gov.br
Site:  www.colombo.pr.gov.br

Parque Municipal Gruta do Bacaetava
Atendimento: Quarta à Sexta 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30 sábados, domingos e feriados das 8h30 às 16h30 sendo que o último grupo de visitação na caverna sai às 16h
Endereço: Rua Antônio Gasparin S/N – Bacaetava