Atendimento Odontológico domiciliar auxilia pacientes

Pacientes acamados ou deficientes, impossibilitados de se deslocarem para uma consulta odontológica poderão receber a consulta odontológica em casa

O dentista da Secretaria de Saúde, Moacir Karas e Auxiliar de Saúde Bucal da UBS N.S. Fátima, Vanderli Skora prestando atendimento domiciliar

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde disponibiliza atendimento odontológico para visitas domiciliares. Cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBS) prestam atendimentos aos pacientes com dificuldades para se deslocarem a uma consulta odontológica, entre eles, os acamados e os deficientes físicos.

A ação trata-se de um dos princípios da Estratégia da Saúde da Família que preconiza o acesso à saúde, independente de restrições físicas. “A maioria dos pacientes não é capaz de realizar sua própria higiene bucal, que é realizada por algum membro da família que nem sempre aplica a técnica de escovação correta. O dentista orienta o cuidador com informações de higiene bucal e escovação supervisionada”, ressalta o Secretário de Saúde, Fernando Aguilera.

O cirurgião dentista também pode realizar alguns procedimentos odontológicos que não dependam de instrumentos específicos, como por exemplo, a curetagens de lesões de cárie e colocação de restaurações provisórias e aplicações de flúor.

“A relação do dentista com a família do paciente também é fundamental, pois criam-se vínculos que fazem com que os familiares adquiram maior segurança e confiança no profissional e aceitem uma maior responsabilidade no cuidado com o paciente”, diz a responsável pelo Departamento de Odontologia Social, Dra. Tatiana Kanzaki. .

Para aqueles que tiverem interesse, é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa e solicitar visita domiciliar ou falar com a agente de saúde responsável pela sua localidade. Lembrando que é necessário levar os documentos pessoais e cartão SUS.