Ação com alunos da rede municipal marca o Dia do Rio

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Castelo Branco plantaram árvores e acompanharam a análise da qualidade da água do Rio Tumiri

Os alunos acompanharam a análise da qualidade da água do Rio Tumiri

Os alunos plantaram 10 mudas de árvores nativas, dentro do parque. A iniciativa ressalta a importância da árvore para o meio ambiente

Em comemoração ao Dia do Rio, celebrado em 24 de novembro, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente realizou uma ação especial com os alunos, do 5º ano, da Escola Municipal Presidente Castelo Branco. Um passeio ao Parque Municipal da Uva marcou a data. Durante a visita, os pequenos aprenderam mais sobre a importância da mata ciliar, das árvores e da preservação dos rios.

“Queremos estimular uma aproximação entre as pessoas, às crianças e o rio. Além de reforçar a importância da preservação ambiental”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.

Muitos dos temas aprendidos em sala de aula, relacionados à preservação do meio ambiente, puderam ser colocados em prática. “Os alunos acompanharam a coleta da amostra de água do Rio Tumiri, que foi analisado para avaliar se a água do rio está ou não imprópria para consumo”, conta Busato.

A partir da análise da qualidade da água do Rio, foi feito o diagnóstico como explica a Gestora em Educação Sócio Ambiental da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), Juliana Gonçalves Brandani. “Constatamos, que mesmo com a influência humana, devido às residências que ficam próximas ao parque, o Rio Tumiri está em boas condições”, explica Juliana e acrescenta. “Apesar da qualidade da água – que possibilita o desenvolvimento da vida aquática – não é própria para consumo humano”.

Durante o passeio no parque, as crianças também plantaram cerca de 10 mudas de árvores nativas. “Os alunos precisam compreender que isso pertence ao futuro deles, é preciso preservar a natureza, evitando a destruição dos recursos naturais”, destacou a professora, Paola Taidi.

“O nosso trabalho é passar a importância da água, dos recursos hídricos, principalmente aqueles localizados em nosso Estado. Contar com as crianças, sendo nossas parceiras é fundamental para a preservação ambiental” enfatiza, a representante da Sanepar, Daisy Mara Jaimy Maia

Foto: Marcio Fausto/PMC