Assistência Social é debatida em sua Décima Conferência em Colombo

Entidades Assistenciais, Poder Público, trabalhadores e Usuários se reúnem para discutir políticas públicas de atendimento no município

Representantes dos diversos setores e entidades do município tiveram participação ativa em todas as discussões nas temáticas propostas

Mais uma vez a Prefeitura de Colombo dá mostra de que a gestão pública deve ser participativa. Ao realizar a X Conferência Municipal de Assistência Social, usuários e profissionais puderam confrontar idéias e apresentar sugestões à Secretaria Municipal da Ação Social e Trabalho para a composição do plano de atuação do setor nos próximos dois anos.

Já nos primeiros momentos do evento, a Secretária Maria da Silva Souza lançou um desafio aos participantes para um aprofundamento verdadeiro nas questões propostas pela Conferência e apresentou dados preocupantes em relação à renda per capta no município, afirmando que mais de 100 mil colombenses, segundo o IBGE, possuem renda mensal inferior 350 reais. Ela fez uma análise do que representa esta situação e os reflexos no atendimento social.

Durante as duas horas de Palestra a Assistente Social Lorena Ferreira Portes discorreu sobre efetivação das políticas públicas do setor

O vice prefeito Ademir Goulart destacou os compromissos da gestão em aprimorar os serviços públicos para suprir as demandas cada vez maior no atendimento social.

Representando a Câmara Municipal o vice presidente Sérgio Pinheiro disse que os vereadores estarão atentos às necessidades de novas legislações para garantir que as deliberações da Conferência sejam realmente efetivadas.

A palestra que tratou do tema Central da Conferência Nacional “Gestão e Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social/SUAS” foi proferida pela Assistente Social Lorena Ferreira Portes. Ela abordou temas como o Cofinanciamento obrigatório, a Gestão do Sistema, do Trabalho, dos Serviços e dos Benefícios e ainda a Regionalização, foram alguns dos assuntos abordados durante duas horas. Ao final um debate envolveu o público presente que pode expor suas opiniões.

Nos grupos de debates o aprofundamento na realidade local e levantamento das prioridades e propostas

Durante o evento, as apresentações culturais ficaram por conta do Grupo de Dança do projeto Irmão Caçula e também do Grupo de Dança da APAE de Colombo.

No período da tarde a conferência priorizou os debates. Divididos em seis grupos os participantes puderam opinar sobre as propostas que foram levantadas nas Pré-Conferências realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social. Após, aconteceu a Plenária Final com a eleição das propostas para apresentação na X Conferência Estadual de Assistência Social.

Ao final foi apresentada a nova composição do Conselho Municipal de Assistência Social

Com o referendo da composição do Conselho Municipal de Assistência Social para a Gestão 2013/2015 e eleição dos delegados que representarão o município em outras etapas da Conferência, foi encerrado o evento às 17 horas.

Fotos: João Le Senechal