Prefeitura Promove o II Fórum da Pessoa com Deficiência

Além de discutir problemas comuns aos Deficientes o Fórum serviu para reativar o Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência

Autoridades do município e representantes de entidades dos Deficientes participam da mesa de abertura

Para garantir às pessoas portadoras deficiência os mesmos direitos que os outros cidadãos, a Prefeitura Municipal de Colombo, através da Secretaria de Ação Social e Trabalho, realizou no último dia 28 de junho, no auditório da Regional Maracanã, o “II Fórum da Pessoa com Deficiência”. Na ocasião, foram proclamados os nomes dos Conselheiros Municipais que irão nortear a política de desenvolvimento na área.

Na abertura da solenidade os presentes se reverenciaram ao som do Hino Nacional, na voz da professora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Andréia Zandoná.  A Diretora da Instituição, Rita Aparecida da Silva, enfatizou que é tempo de refletir e contribuir na construção de um mundo melhor, sem preconceito e obstáculos. “Temos que ter a consciência que o que acontece aos outros pode acontecer conosco também”, reflete.

De acordo com a Secretária de Ação Social e Trabalho, Maria da Silva Souza, a intenção é realizar Fóruns permanentes de reflexão e ações sobre as condições de acesso à inclusão das pessoas portadoras de deficiência. “Nossa proposta é induzir e incentivar a comunidade refletir sobre os mecanismos de ações efetivas que gerem oportunidades de acesso comunitário, cultural e profissional”, relata.

Alunos e professores da APAE brindam os presentes com uma belíssima apresentação de Dança

O presidente da Associação das Pessoas Deficientes de Colombo – APDEC, José Aparecido Leite, falou da importância do movimento em reunir adeptos na defesa dos direitos das pessoas com deficiências no propósito de legitimizar a funcionalidade do Conselho Municipal.. “Precisamos buscar alternativas, agregar pessoas em prol da nossa causa. Reativar o Conselho da Pessoa com Deficiência”, salienta.

O vice-prefeito, Ademir Goulart, elogiou a iniciativa e revelou a preocupação do município em desenvolver políticas públicas que promovam a inclusão social  e o combate ao preconceito.

No momento cultural, os alunos da APAE apresentaram a “Dança Circular” possibilitando a reflexão sobre as várias fases da vida na história da humanidade, celebração do nascimento, casamento, colheita, chegada da primavera, morte e união entre as pessoas.

Palestra

Todos os pronunciamentos e apresentações foram traduzidos em libras, a linguagem para surdos e mudos

Ao discorrer sobre a inclusão social, o palestrante Mauro Vicenzo Cláudio Nardini, Presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, citou a necessidade de mudar a sociedade a fim de torná-la acolhedora  e adequada para todos.  Segundo abordou, a sociedade inclusiva promove medidas de acessibilidade arquitetônica, de atitudes, e sem barreiras na comunicação interpessoal dos indivíduos portadores de necessidades especiais.

Nardini explanou também sobre a importância do desempenho dos Conselhos Municipais, Estaduais e Federais aos Portadores de Deficiência Física perante a comunidade. e, relatou as ações que poderão nortear as políticas públicas  de inclusão social.

O evento contou com as interpretes em libras professoras Márcia Maria Elias, da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e, Evânia Maria Temistocle, do Centro de Atendimento Especial em Deficiência Auditiva e Visual – Caedav.

Estiveram presentes também, a vereadora Dolíria Strapasson, o Secretário Municipal de Planejamento, Ângelo Betinardi, diretores da Prefeitura e Colaboradores nos diversos setores da Administração Municipal e representantes de entidades da sociedade civil.

Representatividade do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Governamental:

Secretaria Municipal da Fazenda:

Titular: Jean Renato Colaço

Suplente: Marcelo Kepel