Departamento de Cultura realiza evento no dia do Capoeirista

Na tarde desta terça-feira (03), o Departamento de Cultura organizou um evento para celebrar o Dia Nacional do Capoeirista, que contou com a presença do Prefeito Helder Lazarotto, o Vice-prefeito Professor Alcione e do Secretário de Administração Ademir Garcia.

Durante a cerimônia o Secretário e Vice-Prefeito Alcione afirmou a importância da capoeira na vida das crianças na construção do respeito: “Nós temos crianças, jovens, pessoas de meia idade todos participam da roda com respeito mútuo entre eles”.

O evento foi promovido pela Diretora do Departamento Mari Vidolin e a Coordenadora de Política e Promoção de Igualdade Racial Sara Regina da Silva. Em celebração à data, foram realizadas duas rodas de capoeira com o Grupo Raízes que faz parte Centro de Treinamento Brutus, no Ceu das Artes e em frente a Casa da Cultura.

A coordenadora Sara Regina comentou sobre a importância do comemoração da data “Essa é uma das ações do Departamento de Cultura através da Coordenação de Igualdade Racial que visa combater o racismo e a discriminação. É de suma importância para a população conhecer ainda mais a capoeira, divulgando essa cultura que é brasileira”

“Toda cultura é importante e cada pessoa tem a sua forma de se identificar, hoje nós focamos na capoeira que é o esporte brasileiro mais conhecido no mundo. E a gente tem orgulho de ter no município vários grupos que trabalham com a capoeira”

O grupo tem sua sede no Alto Maracanã e desenvolve o projeto de capoeira há 20 anos no município. Hoje, o Centro de Treinamento tem capacidade de atender até 50 crianças, destacou o Contra Mestre Brutus: “É um trabalho que a gente desenvolve não só o particular, mas também o social, nós temos muitos alunos que disponibilizamos bolsas com as aulas, o material necessário como o uniforme, instrumentação”.

O Mestre Besouro completou dizendo como a capoeira influencia na vida dos alunos “ Durante esses anos trabalhando com a capoeira recuperando crianças de rua, adolescente, contribuindo com a formação dos cidadãos”.

Fotos: Daiana Nodari PMC