Plano Municipal de Saúde é aprovado em Colombo

O Conselho Municipal de Saúde de Colombo (CMS/Colombo) realizou no último dia 29 de julho, a 6ª Reunião Ordinária, onde foi apresentado e aprovado o Plano Municipal de Saúde (PMS) – Quadriênio 2022 – 2025.

O PMS é um documento que contém as diretrizes, ações, indicadores e metas à Saúde para Colombo. Foi realizado com base nas propostas da 14ª Conferência Municipal de Saúde, amplamente discutido na Comissão Temática do CMS junto ao Gestor da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Foi elaborado de acordo com as 05 (cinco) etapas:

• Análise nas propostas da 14ª Conferência Municipal de Saúde de Colombo, amplamente discutido na Comissão Temática do CMS junto ao Gestor da Secretaria Municipal da Saúde (SMS);
• Análise dos resultados obtidos e das ações executadas pela SMS/Colombo no decorrer dos anos 2018 a 2020, conforme RDQA e Relatório Anual de Gestão;
• Análise nas respostas do questionário situacional aplicado entre os dias 30/04 a 09/05/ online para identificar, por meio das respostas da população, as necessidades no setor para elaboração do Plano Municipal de Saúde;
• Análise nas 42 (quarenta e duas) propostas recebidas e recomendadas pelo Conselho Municipal de Saúde nos seguintes eixos definidos pela atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Vigilância em Saúde e Gestão e Controle do SUS municipal;
• Análise no perfil demográfico, epidemiológico e sanitário da população de Colombo.

A secretária de Saúde, Marilda França Gimenes Zanoni, enfatiza que o Plano é um instrumento de gestão essencial para uma boa gestão em saúde. “O município possui autonomia para definir as linhas gerais do processo de elaboração no seu Plano Municipal de Saúde, consoante aos princípios e diretrizes adotadas na legislação básica e normas do SUS. O plano deverá ser aprovado pelo respectivo Conselho Municipal de Saúde”.

O presidente do CMS, Diogo do Araguaia Vasconcelos ressalta que, “o Plano Municipal é um dos documentos mais importantes para a saúde. Nada vai para a Lei Orçamentária Anual se não estiver garantido no Plano Municipal”.

O gestor da SMS, Marcos Magaldi Johansen de Moura, explica cada uma das fases das análises e das fontes de informações do Plano Municipal de Saúde de Colombo. “Várias alterações foram sugeridas e ajustes foram feitos para então o Pleno do Conselho aprovar o material”, finalizou.