Operação notifica lojas de grandes redes instaladas no município

Fiscalização visa o cumprimento dos Decretos do Governo do Estado 4942 e 4951/2020

Fiscalização notifica lojas que estavam abertas descumprindo os Decretos Estaduais vigentes até 15 de julho

Mais uma operação de fiscalização foi realizada pela Prefeitura nesta sexta-feira, 03, com o apoio da Polícia Militar do Paraná para notificar os estabelecimentos não essenciais que estão abertos, descumprindo o Decreto Estadual 4942 e 4951/2020 que estabelece até o próximo dia 15 de julho, medidas mais restritivas de isolamento para combater a disseminação do Coronavírus em Colombo e em mais outros 136 municípios do Estado.

Nesta ocasião, duas lojas de grandes redes comerciais, localizadas na Estrada da Ribeira, na região do Alto Maracanã, que estavam abertas, foram notificadas e fechadas pelas equipes da Guarda Municipal, de Fiscalização e da Vigilância Sanitária, por não atenderem as novas orientações do Governo do Estado. “O decreto foi recepcionado na sua integralidade pelo município para garantir um maior isolamento social em detrimento à saúde da nossa população”, disse a Prefeita Beti Pavin.

Para a secretária da Fazenda, Alessandra da Silva, “a Prefeitura entende que tem gênero alimentício nestes comércios, porém, estes produtos nunca se trataram das suas atividades principais, e por coerência, não seria neste momento de pandemia razoável iniciar com este tipo de comércio. O maior interesse da administração é que todos atendam estas determinações para o bem estar e a saúde de todos”.

Já nesta quinta-feira, 02, as ações dos fiscais passaram pelos bairros Osasco, Guaraituba, Jardim Eucaliptos, Vilas Liberdade e Zumbi dos Palmares. As orientações foram destinadas ao comércio em geral como bares, lanchonetes, restaurantes, panificadoras, distribuidoras de bebidas, estúdio de tatuagem, loja de móveis usados, casas de produtos naturais, barbearia, centros comerciais, entre outros.

Vale ressaltar que as fiscalizações também são educativas, pois levam informações aos comerciantes e funcionários sobre como prevenir a disseminação da doença. Além de distribuição de máscaras, a importância de respeitar o distanciamento social, de permanecer em casa e sair apenas quando necessário e adotar hábitos de higiene e limpeza.

Força policial e técnicos da Prefeitura vistoriam comércios para que sigam as determinações de combate ao Covid-19

“Entendemos o lado dos comerciantes e funcionários, pois sabemos que estão trabalhando para o seu sustento e da sua família, que são pessoas de bem. Mas, infelizmente precisamos evitar ao máximo todo e qualquer tipo de aglomeração e irregularidade”, ressalta o GM Rodrigues.

Para denunciar eventos com aglomeração, estabelecimentos que não estejam atendendo as novas regras, basta entrar em contato por meio dos seguintes canais: Ouvidoria Geral: 3675-5976 ou 3675-5904 / Ouvidoria da Saúde: 3656-6566 ou 3656-5480 / Guarda Municipal: 3621-0404 / Polícia Militar: 190.

Fotos: Ilson de Jesus/PMC