Fortes rajadas de vento e granizo causaram prejuízos na área rural

Os produtores de hortaliças ainda contabilizam os estragos causados pela ventania e a chuva

As estufas para o cultivo protegido foram totalmente danificadas. Já a produção de hortaliças foi arrasada pelo granizo e a vegetação destruída. Os produtores ainda contabilizam os estragos causados pela ventania e o granizo.

As fortes rajadas de vento, que ultrapassaram os 98 km/h, por volta das 17h, desta terça-feira,30, de acordo com o Simepar – causaram estragos na região rural de Colombo. A chuva de granizo também provocou prejuízos nas estradas e nas propriedades dos agricultores, em diversos bairros.

“Nosso município é um dos maiores produtores do Estado em cultivo protegido. Essa técnica permite que o agricultor consiga produzir mais em menos área, porém o investimento para tanto é muito alto. E, diante desses vendavais, os prejuízos são incalculáveis para esses produtores que investem em tecnologia”, disse o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo.

De acordo com Toniolo os agricultores prejudicados podem procurar as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente que farão os procedimentos de emergência cabíveis para cada situação.

“O vento veio muito rápido. Com a ventania arrancou a proteção das estufas e os agricultores não tiveram tempo para protegê-las. Além disso, uma boa parte da produção foi prejudicada”, conta Toniolo.

Algumas estradas foram parcialmente afetadas pelos galhos de árvores caídos com os ventos fortes que atingiram a região.
“A Prefeitura já está fazendo o trabalho de podas e desobstrução das vias, possibilitando o trafego total das estradas”, disse Toniolo.

Fotos: Divulgação/PMC