O trabalho da GM é fundamental no enfrentamento à pandemia da COVID-19

Entre as principais reclamações vindas da população estão: estabelecimentos abertos em horários irregulares e aglomerações

As equipes da Guarda Municipal (GM) de Colombo atuam sistematicamente na orientação e fiscalização – para o cumprimento do novo decreto vigente no município – para combater a disseminação do novo Coronavírus.

Desde o mês de maio, a Prefeitura Municipal intensificou as ações. “As operações têm interditado, notificado e orientado os comércios sobre os dias e novos horários de funcionamento”, explicou a Prefeita Beti Pavin.

Neste período, a GM vem registrando um número significativo de denúncias. Ao dia, são recebidas cerca de 50 ligações de pessoas por meio do telefone 3621-0404 – para informar sobre os estabelecimentos abertos em horários irregulares e as aglomerações e pessoas.

“Estamos em um momento complicado, tanto na área da saúde quanto na economia. Porém, a nossa prioridade sempre será em resguardar a vida dos colombenses e as ações da GM tem sido intenso e necessário. Pedimos que todos tenham consciência da importância de seguir as orientações dos Decretos para que possamos sair o mais breve possível dessa fase difícil ainda mais fortalecidos”, ressaltou o vice-prefeito Sergio Pinheiro.

Além dos serviços diários, como por exemplo, zelar pelos equipamentos e espaços públicos, as rondas pelos bairros, os trabalhos de combate e prevenção e de crimes – as equipes da Guarda Municipal de Colombo passaram a atuar na fiscalização das ruas e estabelecimentos comerciais, para fazer cumprir o isolamento social no município.

As equipes da Guarda Municipal atuam em operações conjuntas com a Secretaria de Saúde lideradas pela Vigilância Sanitária em parceria com a Secretaria da Fazenda por meio da Fiscalização e o apoio da Polícia Militar, – na fiscalização do cumprimento das medidas de isolamento, e orientação da população. “Nós estamos dando todo apoio e suporte para as ações de prevenção e fiscalização. O foco é no controle da disseminação do novo vírus, mas se houver necessidade em atender alguma outra ocorrência, analisamos e enviamos uma viatura caso seja necessário”, explica Rodrigues.

As inspeções acontecem desde o mês de maio, nos bairros com maior fluxo de pessoas. “Nesse momento difícil de pandemia, contamos com a responsabilidade de cada um. E, se todos fizerem a sua parte, tenho certeza que sairemos dessa crise”, disse Pinheiro.

Vale ressaltar que as fiscalizações também são educativas, pois leva informações aos cidadãos sobre como prevenir a disseminação da doença. Além de distribuição de máscaras, a importância de respeitar o distanciamento social, de permanecer em casa e sair apenas quando necessário e adotar hábitos de higiene e limpeza.

“Entendemos o lado dos comerciantes, pois sabemos que estão trabalhando para o seu sustento e da sua família, que são pessoas de bem. Mas, infelizmente precisamos evitar ao máximo todo e qualquer tipo de aglomeração e irregularidade”, ressalta o GM Rodrigues.

Para denunciar eventos com aglomeração, estabelecimentos que não estejam nas novas normais, basta entrar em contato por meio dos seguintes canais: Ouvidoria Geral: 3675-5976 ou 3675-5904 / Ouvidoria da Saúde: 3656-6566 ou 3656-5480 / Guarda Municipal: 3621-0404 / Polícia Militar: 190.

Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC