Prefeitura amplia a abertura de leitos na UPA Alto Maracanã para COVID-19

A UPA também possui um novo protocolo de atendimento para receber pacientes sintomáticos respiratórios ou casos suspeitos

A UPA Alto Maracanã conta com 19 leitos de observação para situação de urgência ao novo Coronavírus (Covid-19), sendo sete com respiradores.

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde conta com 19 leitos de observação para situação de urgência ao novo Coronavírus (Covid-19), sendo sete com respiradores, no Pronto Atendimento Alto Maracanã (UPA), localizado na Rua São Pedro, 855, no bairro Fatima.  E empenha-se para ampliar a rede de atendimento. “Solicitamos também à justiça a utilização da Santa Casa como unidade de retaguarda para o Covid-19 e/ou leitos sociais para quem precisar ficar em isolamento/quarentena”, disse a Prefeita Beti Pavin.

A UPA Alto Maracanã também possui um novo protocolo de atendimento para receber pacientes sintomáticos respiratórios ou casos suspeitos. Os ambientes de acolhimento também foram separados. “Mudamos a nossa rotina de observação e criamos uma ala específica para o atendimento de paciente suspeito Covid-19 no município, agindo de forma antecipada. Os pacientes com casos respiratórios foram separados dos demais que apresentam outras enfermidades e queixas. A nossa prioridade está no atendimento dos sintomáticos respiratórios”, explicou o secretário de Saúde Dr. Antoninho Barth.

Já a triagem dos pacientes suspeitos é feita de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e o quadro clínico. “Aqueles que apresentam sintomas moderados e graves – são direcionados por meio da Central de Regulação de Leitos do Estado do Paraná e encaminhados via SAMU para uma vaga hospitalar”, ressalta o secretário.

Contratação de médicos

Ao mesmo tempo, a pasta contratou mais 54 novos médicos, 11 enfermeiros e 35 técnicos de enfermagem para o atendimento dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde para atender os colombenses e os possíveis casos do novo Coronavírus – COVID-19.  “As 25 unidades estão abertas e preparadas para atender prioritariamente os sintomáticos respiratórios”, afirma o médico.

Casos confirmados

O novo boletim dos casos de Coronavírus, seguindo os protocolos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, no seu departamento de Epidemiologia e Promoção à Saúde, confirmou na última sexta-feira, 08, que o município tem mais três novos casos confirmados para o COVID-19, totalizando 29.

Foto: Marcio Fausto/ PMC