Vencedores do Concurso Literário de Crônicas recebem premiações

No Dia Mundial do Livro, a Prefeitura anuncia os ganhadores de concurso literário

Em comemoração ao Dia Mundial do Livro, foi divulgado, na tarde desta terça-feira, 23, o nome dos ganhadores, da 1ª edição do Concurso Literário de Crônicas, realizado na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa (Sede) – que trouxe o tema “Colombo contando histórias: 129 anos da cidade de Colombo”.

Para o Secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude a Literatura é um instrumento de transformação social. “Por meio dela nos comunicamos e interagimos, além de transmitir conhecimento e cultura. Por isso, agradecemos as pessoas que se inscreveram e também quem trabalhou firme para que este momento fosse realizado”, enfatizou Cardoso.

Entre os critérios de avaliação para identificar os ganhadores estavam: o domínio do gênero literário, da linguagem, originalidade, abordar o tema escolhido de forma inusitada e surpreendente. Os ganhadores receberam certificados de participação, medalha e um Kit com livros.

O concurso teve início no mês de fevereiro e recebeu 32 crônicas, nas categorias: Infantil, Infanto-Juvenil e Adulto.  Na ocasião, participaram os alunos representando as Escolas Municipais e Estaduais de Colombo. A diretora do Departamento de Cultura, Rita de Fátima Straioto, ressalta sobre a importância desses eventos para a educação e a cultura do município.

“É valorosa a divulgação destes concursos e que a população interaja, para que a criança, jovem ou adulto, tenha o hábito de ler e escrever. Além de ser importante tanto a leitura quanto a escrita em nosso cotidiano. Estas ações tornam-se um incentivo a mais para a população e possibilita que todos os envolvidos soltem a imaginação e não tenham medo de escrever”, disse Rita.

A comissão julgadora,  responsável por descobrir novos talentos, ficou por conta de João Emerson da Costa, jornalista e Professor de língua portuguesa na rede pública estadual de ensino; Leandro Fagundes, que é revisor de textos e copydesk em editoras e agências de publicidade e também atua como redator publicitário; Silvia Bakaus Mader, trabalha atualmente como professora na rede pública municipal de Curitiba com práticas pedagógicas da língua portuguesa e Regis Roberto Pinto, colunista semanal do Jornal de  Colombo e corretor de concursos e redação de vestibulares da PUC.

Confira a lista dos ganhadores:

CATEGORIA INFANTIL:

1° Lugar: Clube de Escritores 5° D- Bairro Maracanã- Crônica “Entre Grutas e parreirais”

2° Lugar: Estella Gueno Ferreira- Bairro Colônia Faria- Crônica “Colombo minha cidade querida”

3° Lugar: Rebeca Da Silva Oliveira- Bairro Roça Grande- Crônica “O super esquadrão de Luana”

4° Lugar: Luana Bortoluzzi Alves- Bairro São José- Crônica “Colombo minha vida”

CATEGORIA INFANTO- JUVENIL

1° Lugar: Geovanna Chan Simão- Bairro Paloma- Crônica “Lembrança”

2° Lugar: Ana Carolina Floriano da Silva- Bairro Paloma- Crônica “A Última Conversa”

3° Lugar: Maria Eduarda de Lima -Bairro São Dimas- Crônica ” Maria”

4° Lugar: Natacha de Freitas Ponijoliki- Bairro São Dimas- Crônica “Meu antigo lar”

5° Lugar: Yasmin Sgoda Bagio- Bairro Santa Fé- Crônica “Minha vida mudou para melhor”