Novo programa de incentivo à separação do lixo entrará em ação no dia 15

O Coleta Verde é um programa desenvolvido para conscientizar a população sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais

As atividades do Programa Coleta Verde acontecerão a partir do dia 15 de setembro, às 14h – essa será a primeira vez que o programa entrará em ação no município. O principal objetivo do programa é conscientizar a população sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais. O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento e com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente.

Além do benefício ambiental, o programa também visa promover a circulação dos produtos agrícolas do município por meio da troca de hortaliças, legumes e frutas, produzidas pelos agricultores, pelo material reciclável.

O programa será realizado uma vez por mês no município, seguindo o calendário organizado pelo departamento de Abastecimento. Também haverá um dia para a coleta do Material Reciclável e outro dia para a entrega da Sacola Nutritiva.

O Vale Sacola somente poderá ser utilizado no dia estabelecido para a entrega dos produtos. Serão trocados dez quilos de material reciclável por um vale sacola, lembrando que cada um terá direito, de no máximo, dois vales sacola por mês. A sacola será composta por cinco alimentos: hortaliças, legumes e frutas. Os materiais recicláveis aceitos na troca são: lata, plástico, metal, papel, vidro e pneus.

No dia 15 de setembro será realizada nos bairros: Vila Zumbi dos Palmares e da Vila Liberdade a coleta do Material Reciclável e os moradores contarão com dicas sobre como evitar que materiais recicláveis sejam jogados nos rios do município. Além da redução da quantidade de lixo nas ruas e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida e a segurança alimentar e nutricional das famílias participantes. Já no dia 17 de setembro acontecerá a entrega da Sacola Nutritiva.

Entre os recursos naturais mais atingidos pela poluição estão: a água e o solo, além dos animais e dos vegetais. “O intuito é mostrar a população o destino correto do material reciclável, a fim de evitar a poluição da água, o ar e o solo – fazendo mal às plantas e os animais. O lixo também atrair, ratos, moscas, baratas e outros transmissores de doenças. Além de entupir valetas, córregos e rios, provocando enchentes”, destaca o secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo.

A quantidade de lixo coletada por mês é de aproximadamente 100 toneladas de lixo reciclado e 4.500 toneladas de lixo orgânico. A diferença ocorre devido à separação inadequada do lixo pela população do município. “Infelizmente, isso não é uma questão de falta de educação e sim de hábito dos habitantes e até mesmo cultural. Estamos trabalhando firmes com a educação ambiental, para que se torne rotina à separação do lixo. Sabemos que é algo que leva tempo e nós estamos trabalhando para mudar isso,” ressalta o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.

Cronograma do 1º Coleta Verde – dia 15 de setembro

– 14h às 14h40
Local: Vila Zumbi dos Palmares
Rua Aleixo Schluga – próxima a Igreja Católica Nossa Senhoria Aparecida

– 15h ás 15h40
Local: Vila Liberdade
Rua João Stanke Baptista – próxima a Academia ao Ar Livre

Data da Entrega dos Produtos – 17 de setembro

– 14h às 14h40
Local: Vila Zumbi dos Palmares
Rua Aleixo Schluga – próxima a Igreja Católica Nossa Senhoria Aparecida

– 15h às 15h40
Local: Vila Liberdade
Rua João Stanke Baptista – próxima a Academia ao Ar Livre

Mais informações em: SEMAA–Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento
Departamento de Abastecimento
R: Pedro Pavin, 1022 – Centro Colombo/PR ou pelo Email: abastecimento@colombo.pr.gov.br.
Fone: 3656-2490