X Conferência da Assistência Social acontece nesta quarta-feira, 5

Nesta edição, o tema discutido será “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de vez rumo a 2026”; para a composição do plano de atuação do setor nos próximos dois anos

Mais uma vez a Prefeitura de Colombo mostra à importância da participação ativa da sociedade civil. Ao realizar a X Conferência Municipal de Assistência Social, beneficiados pelos programas e profissionais poderão confrontar ideias e apresentar sugestões à Secretaria Municipal da Assistência Social para a composição do plano de atuação do setor nos próximos dois anos.

Nesta edição, o tema discutido será “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de vez rumo a 2026”, além da composição de mesas e palestras sobre o assunto. A abertura do evento acontecerá nesta quarta-feira, 05, a partir das 8h no auditório da Regional Maracanã, localizado na Rua Dorval Ceccon, 664. O encontro será destinado aos profissionais da Assistência Social, entidades da sociedade civil, beneficiados pelos programas e ações desenvolvidas pela secretaria, autoridades e convidados.

A ação, promovida pela Prefeitura de Colombo, por meio da secretaria de Assistência Social visa definir as políticas públicas que orientarão os governos municipal, estadual e federal para os próximos dois anos. Entre as atividades desenvolvidas durante a conferência, estão: – a votação das propostas; – referendo dos conselheiros da nova gestão 2015/2017; – e a eleição dos delegados para a Conferência Regional.

Durante a conferência, também haverá a composição de três grupos de trabalho que serão divididos em: – G1 – Subtema: O enfrentamento das situações de desamparo social e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de rendas nos territórios.

– G2 – Subtema: O Pacto Federativo e consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
– G3 – Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

Pré-Conferências
Durante todo o mês de julho foram realizadas quatro Pré-Conferências nos Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, com o intuito de ouvir as propostas da população que serão discutidas e sujeitas à avaliação e aprovação durante a X Conferência Municipal de Assistência Social.

A finalidade é abranger toda a população para melhor atender as necessidades dos moradores, por isso, entidades assistenciais, trabalhadores e usuários poderão participar e apresentar suas propostas. “Tudo o que vai ser discutido durante a conferência começou nas pré-conferências, com a participação da população, que teve a oportunidade de mostrar as principais necessidades da sua região”, afirma a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza.

Durante a conferência será definido o planejamento e as diretrizes da SUAS. “Por isso, a contribuição da população é essencial para elaborarmos novas políticas públicas de atendimento social a população. Nossa visão é ofertar serviços socioassistenciais de qualidade e promover mais dignidade humana e justiça social para toda a população,” concluiu a secretária da pasta.

Serviço:
X Conferência da Assistência Social
Data: 5 de agosto de 15
Horário: 8h às 17h
Local: Regional Maracanã , localizada no Rua: Dorval Ceccon, 664 – Alto Maracanã