Confira algumas dicas para manter-se saudável no inverno

Embora o período seja propício para o surgimento de doenças, com alguns cuidados é possível prevenir-se

A atividade física também pode ser uma grande aliada da saúde e ajudar os idosos a conviver melhor com o frio

A estação mais fria do ano chegou, e com ela muitas dúvidas em relação à saúde; principalmente das crianças e idosos. Com os dias mais frios, as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados, facilitando doenças como a gripe, resfriados e outras infecções típicas da estação.

Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a diferença entre gripe e resfriado. “A gripe é causada pelo vírus da influeza e caracteriza por um quadro de infecção mais intenso”, explica a enfermeira da Vigilância Sanitária, Adriana Cordeiro Lopes Pereira.

Entre os principais sintomas que o paciente pode apresentar, são: febre, dores no corpo, além de mais possibilidades de desenvolver um quadro pulmonar. Já os pacientes com diabetes, asma, hipertensão e problemas cardíacos tem mais probabilidade de desenvolverem complicações. Portanto é necessário procurar ajuda profissional nas unidades de saúde ou pronto atendimento do município.

Já em relação ao resfriado são os mesmos sintomas, porém aparecem de uma forma mais branda. E para evitá-las, uma grande aliada é a prevenção. “As pessoas devem consumir uma alimentação adequada, praticar atividades físicas e adotar cuidados com a higiene e a limpeza do ambiente”, destaca o secretário de Saúde, Fernando Aguilera.

Entre os grupos mais suscetíveis as doenças estão às crianças e idosos. Porém, com atitudes simples os desconfortos característicos da estação podem ser evitados. Pensando nisso, a enfermeira da Vigilância Sanitária, Adriana Cordeiro Lopes Pereira selecionou algumas dicas de saúde para se proteger destes vilões:

Os idosos devem vestir-se adequadamente, com roupas e agasalhos; – ingerir água durante todo o dia; – tomar banhos rápidos e com temperaturas amenas; hidratar a pele para evitar o ressecamento e seguir o calendário de vacinação;

Já em relação às crianças, não deixá-las próximas de pessoas com gripe ou resfriado; – não levar as crianças com gripe ou resfriado para a creche ou escola, pois evita que ocorra contágio do vírus e a criança em repouso em casa facilita a recuperação; – manter a vacinação em dia; – o aleitamento materno, para os bebês até seis meses de vida, também protege das doenças devido aos anticorpos da mãe; – e manter a casa limpa e as janelas abertas.

“Também alertamos sobre o uso indevido de medicação, ou seja, por contra própria é contraindicado. Caso o quadro se mantiver ou agravar com persistência de febre, recusa de alimentação, aparecimento de vômitos, cansaço para respirar ou diminuição da urina, é importante levar a criança ou idosos, imediatamente para uma avaliação do médico” recomenda a enfermeira.

Crianças menores de dois anos precisam de cuidados especiais, pois são mais propensos a problemas respiratórios severos, pois suas defesas imunológicas ainda fracas.

Atividades físicas no inverno

A atividade física também pode ser uma grande aliada da saúde e ajudar as pessoas a conviver melhor com o frio. Porém são necessários alguns cuidados. “Para aquelas pessoas que estão acostumadas a praticar atividades físicas ao ar livre, uma opção é realizá-las em um ambiente fechado, assim evita-se o contato com o frio”, orienta a enfermeira.

Aquecer o corpo também é importante, antes de iniciar qualquer exercício, de maneira gradual e com roupas adequadas. “Mesmo que perca um pouco da mobilidade, pois manter o corpo aquecido é mais importante”, destaca Adriana.

Lembrando, sempre das dicas gerais de prevenção de doença:

– Deixar o ambiente ventilado;

– Lavar as mãos com água é sabão sempre que necessário;

– E, no momento em que tossir, sempre utilize a etiqueta da tosse – tossir no punho e no dorso.

João Senechal/ PMC