PROGRAMA DE HABITAÇÃO RURAL BENEFICIA CINCO FAMÍLIAS DE AGRICULTORES EM COLOMBO

A prefeita Beti Pavin fez a entrega das chaves das novas moradias para as famílias contempladas

Prefeita Beti Pavin entrega as chaves das moradias para as famílias da região rural do município

A prefeita Beti Pavin junto com os representantes da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento entregou nesta quinta-feira, 11, as cinco novas unidades habitacionais do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR. A solenidade de entrega das chaves para as famílias aconteceu no departamento de Abastecimento.

A prefeita Beti Pavin disse estar satisfeita com o resultado da parceria entre prefeitura, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), a Caixa Econômica Federal, a Empresa de Assistência Técnica e com a Extensão Rural (Emater). “É com grande satisfação que iremos entregar as chaves das novas residências para estes agricultores, que são responsáveis por produzirem uma grande parte dos alimentos que a região metropolitana consome. Nossa intenção é beneficiar ainda mais moradores em nosso município”, afirma.

Solenidade contou com a presença dos parceiros da iniciativa e os beneficiados pelo programa

Os representantes das cinco famílias beneficiadas precisaram comprovar ter renda inferior a R$ 1,6 mil, além de realizarem um pré-cadastro junto a Caixa Econômica Federal, que foi analisado pelos técnicos da instituição bancária. A Prefeitura de Colombo, por meio da secretária de Assistência Social na seleção dessas famílias, foi realizada entrevistas com cada uma delas. As cinco casas estão distribuídas nas regiões rurais, nos bairros Morro Grande, Serrinha, Poço Negro e Ribeirão das Onças.

“O intuito deste programa é valorizar o homem do campo e fazer com que ele permaneça na região rural do município. E, principalmente, com condições dignas para as famílias”, ressaltou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo.

O benefício faz parte do Programa Nacional de Habitação Rural que visa ajudar famílias de baixa renda, que residam em situação de risco ou pagam aluguel. Cada família pagará cerca de R$ 1.140, divididos em quatro prestações anuais de R$ 285, sendo o restante subsidiado pelos Governos Federal e Estadual. Os recursos do Governo Federal, pelo Minha Casa Minha Vida Rural, podem chegar a R$ 25 mil por casa, dependendo da renda da família beneficiada.

Para os contemplados, Altair Machado dos Santos e João Milani Scrimin esta ação possibilitou, que o sonho da casa própria, tenha se tornado realidade. “Com a nova casa vamos melhorar a qualidade de vida da nossa família. Estamos muito felizes e esperamos que mais famílias possam passar por este momento. Somos pessoas privilegiadas, pois recebemos ajuda de um programa sério e que pensa no bem estar de cada família”.

Foto: João Senechal/ PMC