Produtores rurais recebem mudas frutíferas

Ao total, foram distribuídas cinco mil mudas a 48 produtores rurais de Colombo

Ao total, foram distribuídas mais de cinco mil mudas a 48 produtores rurais

Aconteceu nesta sexta-feira, 29, no Parque Municipal da Uva a entrega de mudas frutíferas. Ao total, foram distribuídas mais de cinco mil mudas a 48 produtores rurais de Colombo. A ação foi realizada pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento.

A entrega das mudas acontece todos os anos, e para participar os moradores precisam se inscrever na secretaria de Agricultura e Abastecimento. Os interessados devem fazer o pedido da quantidade de mudas e a espécie e após isso a secretaria auxilia na orientação e consultoria técnica aos produtores.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo o programa vem crescendo, devido ao subsídio e também pela procura dos novos produtores – o intuito é iniciar a produção e o cultivo das frutíferas. “Adquirimos 18 mudas de frutíferas, e vamos começar agora a produção e se tudo ocorrer bem, iniciaremos a comercialização”, conta Eliane Araujo Lima, que pela primeira vez participa do programa.

O Programa de Incentivo a Fruticultura também visa incentivar o comercio de uva na região, “Nossa intenção é fazer com que o produtor produza em escala comercial e não doméstica, dessa forma os produtores consigam uma fonte de renda dentro da propriedade”, explica o secretário.

O programa subsidia 50% do valor das mudas de árvores frutíferas e 80% do valor da muda de parreira. Foram disponibilizadas várias espécies de mudas, como por exemplo, ameixa, amora, figo, kiwi, maçã, nectarina, pêra, pêssego e parreiras (bordô, niagara branca, niagara rosada).

“Também queremos abranger a área de turismo do município. Oferecemos um subsídio maior para as mudas de parreira com o objetivo em incentivar o seu plantio e resgatar a nossa cultura, tornando Colombo um pólo turístico”, ressalta Toniolo.

Foto: Marcio Fausto/ PMC