Vice-prefeito e secretário Municipal de Educação, Professor Alcione apresenta balanço na Câmara Municipal

Na reunião foi apresentado um panorama de todas ações e projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação nestes 5 primeiros meses de gestão no município

Na tarde desta terça-feira (18), o vice-prefeito e secretário Municipal de Educação, Professor Alcione, participou da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Colombo. A reunião foi realizada em modo virtual e ao vivo, sendo transmitida pelo Youtube.

Durante a apresentação o secretário destacou a importância de como chegar aos alunos da rede municipal de ensino, alcançar os objetivos e metas, além de fortalecer o vínculo com os estudantes neste período de pandemia. “A atual realidade, nos levou a utilizar novas metodologias, como  tecnologias didáticas, para que os nossos alunos e professores pudessem interagir fortalecendo o vínculo”.

Segundo o Professor Alcione, as questões trabalhadas na pandemia, vieram para ficar. “Todos os investimentos e elaboração de materiais e até mesmo nosso portal da Educação, foi pensado numa solução educacional, que será utilizada não somente agora, mas a longo prazo. Os acessos ao nosso portal já passam de 5 milhões, uma prova que essa ferramenta veio para ficar”.

Também foram destacadas na Tribuna Livre, as entregas de atividades aos familiares dos alunos, com conteúdos didáticos voltados à afetividade e interatividade dos estudantes com sua família.

Atendimento aos alunos

Colombo possui pouco mais de 25 mil alunos na rede municipal de ensino, os profissionais da educação estão desenvolvendo atividades e realizando entrega de materiais impressos em dias agendados, respeitando as medidas preventivas e distanciamento social, por conta da pandemia.

O vice-prefeito enumerou as ampliações, inaugurações de novos espaços para os CMEIS, além de reformas e melhorias nas instituições de ensino. “Com as reformas e obras em nossas instituições, vamos poder trazer melhores condições aos nossos alunos e profissionais da educação. Por isso, priorizamos um ambiente mais agradável para os educadores lecionarem e que nossos alunos possam ter melhor rendimento de aprendizagem nos CMEIS e Escolas”.

Sobre a Educação Especial, o secretário destacou os atendimentos realizados de janeiro até maio, das ações de inclusão e capacitação dos profissionais que atendem as famílias dos estudantes com laudo na rede municipal de ensino. “Desde janeiro, diversas ações foram desenvolvidas sobre inclusão nas escolas e CMEIS. Foram realizadas pesquisas nas instituições para descobrir mais informações sobre os estudantes com laudo”.

Além disso, ele relatou também que a vacinação dos educadores já é uma luz de esperança para todos e assim o retorno das aulas presenciais poderá ser planejado e retomado gradativamente. “Com prudência e de forma gradativa, após a vacinação de todos os nossos educadores vamos poder retomar as atividades presenciais e atender nossos estudantes”.