Veja como fica a realização de celebrações religiosas durante a pandemia

As medidas e orientações que devem ser seguidas para evitar as transmissões do vírus em encontros e ambientes religiosos

A Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria de Saúde e do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19, institui nesta quinta-feira, 23, a resolução 001/2020 regulamentando os decretos 13, 14, 15 e 17/2020, novas medidas sanitárias complementares e obrigatórias para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus.

O documento, no capítulo VII da resolução 001/2020, traz o tema “Locais de Culto” – e estabelece algumas medidas e orientações que devem ser seguidas para evitar as transmissões do vírus em encontros e ambientes religiosos.

Confira quais são cada uma das recomendações:

-Os ambientes devem ser ventilados por aberturas naturais, a lotação máxima é de 9 m² por pessoa mantendo 1,5 metros entre elas;

– Preferência para o aconselhamento individual, para evitar aglomerações;

-Também é recomendado a adoção de meios virtuais como: lives, chats e streams nos casos de reuniões coletivas, e também a restrição do contato social entre idosos e doentes crônicos;

– São orientados para que se tenha disponível acesso a sanitários e locais para higiene de mãos com papel toalha, sabonete líquido e preparação antisséptica;

– Outra recomendação é de que os participantes e colaboradores sejam orientados em relação à higiene das mãos, ao uso da etiqueta respiratória e sintomas de síndrome gripal. É necessário também evitar tocar as mãos uns dos outros realizando a higienização e desinfecção frequente das mãos;

– Evite tocar em objetos ou imagens simbólicas.

É indispensável também a atenção aos sintomas do Coronavírus (COVID-19), como por exemplo: tosse, febre, coriza, dificuldade para respirar e perda do olfato e paladar. Vale lembrar, que as pessoas dos grupos de risco, idosos, gestantes, lactantes, doentes crônicos, e pessoas com sintoma gripal, devem evitar a circulação por lugares públicos.