Vacinação deve acelerar com novos critérios do Ministério da Saúde

Ministério da Saúde recomenda que todas as cidades façam a aplicação de todas as doses de vacinas contra a Covid-19 como 1° dose

O Plano Municipal de Vacinação (PMV) da Secretaria de Saúde segue critérios e recomendações do Ministério da Saúde quanto à vacinação e medidas de enfrentamento a Covid-19.

No último dia (21), o Ministério fez algumas considerações aos estados e municípios, quanto à aplicação das doses de vacinas entregues a partir desta semana. De acordo com o ministro, Eduardo Pazuello, está autorizada a utilização imediata de todas as vacinas contra a Covid-19 entregues em território nacional. No início da vacinação contra a Covid-19, a orientação era a manutenção de estoques para aplicação da segunda dose dos imunizantes.
Diante da confirmação de entregas semanais pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Butantan, a nova medida foi adotada visando ampliar o número de vacinados em todo o país.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Beto Preto conforme a vacinação for se estendendo aos grupos determinados e as doses chegarem ao fim, novas vacinas serão entregues para serem aplicadas as 2° doses.

De acordo com a enfermeira da Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Daniela Lima, todas as medidas e recomendações do Ministério da Saúde são adotadas no município. “As vacinas que chegam do Estado já vem direcionada para um publico pré-definido, seja primeira ou segunda dose. A nova medida vai ampliar o número de vacinados em Colombo”.

Foto: Daiana Nodari/PMC