Unidades de Saúde intensificam vacinação contra a Febre Amarela

As Unidades Básicas de Saúde de Colombo começaram nesta segunda feira, 04, a Campanha de Vacinação Contra a Febre Amarela em todas as 24 Unidades de Saúde, a ação se estenderá até o dia 28 de fevereiro.  As salas de vacinação também iniciam os atendimentos mais cedo, a partir das 7h. Já nos dias 16 e 23 de fevereiro (sábado) – o horário de funcionamento será das 8h ao 12h (exceto unidade Guaraituba e Jardim das Graças).

A iniciativa promovida pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretária de Saúde intensificou a vacinação devido os recentes casos da doença confirmados em Antonina e Adrianopólis. “São regiões relativamente próximas, por isso ligaram o alerta para o surgimento de novas ocorrências. E queremos prevenir que a doença chegue no município”, destacou o Secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth.

A meta da secretária, é vacinar aproximadamente 169.374 pessoas, dentro da faixa etária de 9 meses a 59 anos 11 meses e 29 dias. Vale lembrar, que o verão costuma ser o período de maior incidência da doença, as fortes chuvas e a incidência de água parada aumentam os riscos de casos.

“É importante que a população saiba como combater o mosquito e quais são os sintomas da doença para que procure um atendimento adequado. Os agentes de saúde e as Unidades Básicas de Saúde estão à disposição da população para informar e ajudar no que for preciso” afirmou Dr. Antoninho.

A população deve ficar atenta aos sintomas da Febre Amarela que são: dores musculares (pernas, costas, abdominal), calafrios, fadiga, febre, mal-estar ou perda de apetite, náuseas, vômitos, dor de cabeça, olhos e pele amarelados.

Em casos de suspeitas ou se esteve em área de circulação do vírus, além de apresentar dois ou mais sintomas citados é necessário procurar atendimento médico imediatamente. “Assim o paciente será avaliado e será realizada a coleta de exames para esclarecimento do diagnóstico”, finaliza o secretário.

Foto: Marcio Fausto/ PMC