Unidade de Saúde da Mulher celebra 10 anos de atuação no município

No local, são promovidas ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação englobando a assistência à mulher

A Prefeitura de Colombo por Meio da Secretaria de Saúde, promove no dia 04 de julho, às 10h, um evento de comemoração aos 10 anos da Unidade de Saúde da Mulher, localizada na Rua Joaquim Rocha, 268 – Maracanã.

Inaugurada em 25 de junho de 2008, os atendimentos a população iniciaram em 01 de julho de 2008, com o objetivo de proporcionar ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação. O local tem como foco a assistência à mulher em clínica ginecológica, no pré-natal, parto e puerpério, no climatério e em planejamento familiar. Além de encaminhamentos para tratamento do câncer de colo de útero e de mama.

De acordo com o Secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth, a preocupação é instituir um trabalho com humanização buscando a qualidade da atenção em saúde. “Essas são condições essenciais para a resolução dos problemas identificados, na satisfação das usuárias, no fortalecimento da capacidade das mulheres frente à identificação de suas demandas, no reconhecimento de seus direitos e na promoção do autocuidado”, explicou.

No último levantamento feito pela secretaria, no ano de 2017 foram realizadas 9.196 consultas, 931 coletas de preventivos, 37 inserções de DIU e 4.563 ecografias. Atualmente, a Unidade de Saúde da Mulher conta com uma equipe de dez médicos. Destes, um é ecografista, três atendem na obstetrícia, quatro para atendimentos de ginecologia e dois mastologistas. Além de uma enfermeira, três técnicas de enfermagem, um agente comunitário de saúde, dois auxiliares de serviços gerais e uma estagiária.

“Convidamos a todos para participar dessa celebração. É com muito orgulho que hoje comemoramos esses 10 anos e agradecemos a todos os profissionais de saúde, tanto aqueles que passaram por este serviço, quanto aqueles que permanecem aqui e que contribuem para a construção de um serviço de qualidade, eficiente e resolutivo”, destacou Barth.

10 anos da Unidade de Saúde da Mulher

Data: 04 de julho

Local: Unidade de Saúde da Mulher – Rua Joaquim Rocha, 268 – Maracanã.

Foto: Marcio Fausto/ PMC