Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

UBS Moinho Velho realiza Oficina de Papinhas

O objetivo é orientar as mães sobre a importância da alimentação saudável

As nutricionistas orientaram as mães na preparação do cardápio alimentar das crianças de acordo com cada fase da vida

As nutricionistas orientaram as mães na preparação do cardápio alimentar das crianças de acordo com cada fase da vida

A equipe de saúde realizou palestras e dinâmicas com degustação das preparações que foram feitas com alimentos regionais

A equipe de saúde realizou palestras e dinâmicas com degustação das preparações que foram feitas com alimentos regionais

Acreditando na importância da alimentação na infância, a Unidade de Saúde (UBS) Moinho Velho, realizou na última quarta-feira, 18, a Segunda Oficina de Alimentação Complementar, também chamada de Oficina de Papinhas. A atividade foi promovida pela Prefeita de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde. A palestra foi ministrada pela nutricionista e residente do Programa Multiprofissional Saúde da Família (UFPR), Renata Cordeiro Fernandes, e as estagiárias do curso de Nutrição da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

A oficina tem como objetivo desvendar os mitos sobre a alimentação dos bebês de acordo com as recomendações nacionais e internacionais, em relação à alimentação infantil. A intenção é promover à correta alimentação desde a infância – contribuindo no combate a desnutrição e a crescente obesidade no Brasil.

Segundo o secretário de Saúde, Fernando Aguilera até os seis meses de vida o aleitamento materno deve ser exclusivo. “Após esse período é necessário complementar a alimentação da criança de forma correta, pois somente assim será possível garantir um desenvolvimento regular e saudável,” afirmou.

De acordo com a nutricionista, Renata Cordeiro Fernandes, a formação dos hábitos alimentares do individuo que o seguirão pela vida toda, começa no ventre materno, onde através do líquido amniótico o bebê tem o primeiro contato com o mundo dos sabores. Após o nascimento, o leite materno continua sendo importante na construção das preferências alimentares, pois a cada fase da vida, o sabor e as propriedades nutricionais do leite materno se modificam conforme as necessidades do bebê.

“Aos seis meses de vida, o aleitamento materno exclusivo deixa de ser suficiente para nutrir todas as necessidades do bebê é quando começa a introdução de alimentos complementares que serve para aumentar o aporte nutricional, pois nessa fase há uma grande demanda metabólica e apenas o leite materno, fórmula infantil e outros leites não são mais suficientes para supri-las,” afirmou Renata.

Nessa fase o intestino do bebê já é capaz de receber outros alimentos, mas ainda assim muitas mães têm dúvidas sobre o que ofertar para os filhos e em que quantidade. As crianças atendidas na UBS, não estão com peso adequado para idade, apresentando baixo peso ou excesso de peso durante das consultas.

Percebendo está dificuldade a equipe de saúde da unidade realizou palestras e dinâmicas com degustação das preparações que foram feitas com alimentos regionais e da cultura alimentar brasileira. As mães aprenderam como elaborar o “cardápio alimentar” da criança com quantidade, qualidade, diversidade e textura adequada para cada fase da vida, desvendando mitos e esclarecendo dúvidas.

“A minha filha tem apenas três meses, mas eu já me interessei pelo curso porque quero estar preparada, pois quando eu começar a dar outros alimentos pra ela, muitas vezes a gente tem medo de dar alguns tipos de comidas e acabamos prejudicando sem querer a saúde dos nossos filhos, por isso achei muito bom esse encontro e muito esclarecedor,” declarou Janete Serafim da Silva.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal / PMC