Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Social realiza 120 atendimentos especializados para idosos, em junho

No mês de junho, foram realizados 120 atendimentos para a população idosa de Colombo.

Médicos acompanham os idosos e se for necessário, encaminham para outros serviços, como exames e assistência psicológica

A Prefeitura de Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social realizou no mês de junho, 120 atendimentos para a população idosa de Colombo. O serviço faz parte de um plano de ação especializado para atender clinicamente e orientar tanto os idosos quanto seus familiares sobre as medidas de proteção ao combate à Covid-19. Desde o início das ações foram contabilizadas 620 assistências.

A secretária interina da pasta, Maria Helena de Oliveira Mendes explica como funciona a assistência no município. “A maioria dos atendimentos médicos são realizados presencialmente, mas também podem acontecer através de ligação telefônica ou por vídeo chamada. Além dos idosos, o profissional também entra em contato com os familiares para verificar se as medidas de proteção contra à Covid-19 estão sendo tomadas”.

Os serviços também são direcionados a idosos em situação de risco e vulnerabilidade social, como por exemplo, em casos de negligência, abandono, violência física, psicológica e emocional. “Muitos dos idosos fazem uso de remédios contínuos, então nós também estamos atendendo e oferecendo o suporte necessário para não ficar sem a medicação. Apenas no mês de junho foram 120 atendimentos entre consultas, encaminhamentos para exames e assistência psicológica”, conta Maria Helena.

Caso tenha a necessidade de consultas psicológicas, os médicos encaminham para a escuta especializada. São cinco profissionais voluntários que são especialistas em atendimentos a idosos, e que fazem as ligações. A médica Debora Oliveira de Paula Almeida, explica a importância dos atendimentos neste período.

“O vírus é um sério problema, mas não podemos deixar de oferecer assistência para a nossa população da terceira idade. Na pandemia já registramos muitos casos de idosos com pressão alta e ansiedade. Eles precisam saber que existe alguém acessível para atendê-los, assim conseguimos evitar futuros problemas e que se sintam assistidos”, conta a médica.

Para o paciente Sergio Fernando Jacob, de 75 anos de idade, as consultas são de extrema importância “o atendimento é impecável, qualquer problema que relatamos a doutora nos encaminha. Sem falar de toda estrutura que temos aqui, sou muito grato pelo cuidado, atenção e carinho”.

Outro benefício oferecido é o Programa de Aquisição de Alimentos, onde a cada 15 dias são distribuídas 900 sacolas de verdura aos idosos participantes dos Centros de Convivência. “Que no período da pandemia, são retiradas por seus familiares”, conta a secretária.

Para participar da ação, o idoso ou responsável deve entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo telefone (41) 3675-5973. Denúncias também podem ser realizadas pelo Disque Idoso do Paraná no 0800-41-0001, no telefone (41) 3675-5973 ou ainda no 190 (Policia Militar).

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
INSTAGRAM: @colombopmc

Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC