Social lança programa Cidade Amiga do Idoso

O prefeito Helder Lazarotto e a secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, lançaram nesta sexta-feira (01), no Parque Municipal da Uva, o programa Cidade e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa

A iniciativa tem como objetivo a integração entre as Secretarias Municipais para o desenvolvimento de políticas públicas em todas as áreas em prol da terceira idade e conquistar o título de Cidade Amiga do Idoso junto à Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo o prefeito Helder Lazarotto, essa integração é fundamental para reforçar as ações e serviços da Prefeitura a favor da inclusão dos idosos com diferentes necessidades e graus de capacidade. “Estamos firmando um compromisso com a nossa população acima de 60 anos. Vamos continuar trabalhando com dedicação e seriedade, pois uma cidade deve ser vista por nós gestores, como extensão de nosso lar, com cuidado, acolhimento, acessibilidade, mobilidade, em busca de tornar a nossa cidade um lugar cada vez melhor para todos”, completou.

A secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, explica que o selo de Cidade Amiga do Idoso é conquistado pelos municípios que adaptam suas estruturas e serviços, tornando-os mais acessíveis e que promovam a inclusão social desta faixa etária. “Tratamos desse tema desde o início da gestão e de forma planejada estamos iniciando um trabalho sólido, que atenderá os idosos e ficará como um legado para as gerações futuras. Quando a idade aumenta, o importante é conservar a vontade de viver, de aprender e de buscar novos conhecimentos, desafios e prazeres”, completou.

A deputada Federal e defensora do Programa, Leandra Dal Ponte, parabenizou o município pela iniciativa. “Todo mundo quer viver bastante, mas poucos tomam atitudes para um envelhecimento ativo e saudável. É preciso entender que o envelhecimento começa quando a gente nasce. E preparar as pessoas e as cidades para acolher e respeitar as pessoas idosas é nosso trabalho na Câmara dos Deputados. Fico muito feliz de acompanhar o comprometimento de Colombo com a população idosa e atender ao nosso chamado para fazer parte da rede de municípios que buscam uma certificação da OMS”, finalizou.

O município conta com uma população estimada de 34.734 acima de 60 anos.

Dia do Idoso

Nesta sexta-feira (01) é comemorado o Dia do Idoso e para festejar a data, a Secretaria de Assistência Social preparou diversas atividades que estão sendo desenvolvidas no Parque Municipal da Uva.
A programação conta com várias atrações para os idosos cadastrados nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de Instituições de Longa Permanência (ILPs) e da Pastoral do Idoso, aliando informações técnicas, qualidade de vida e diversão.

Além do lançamento do Programa Cidade Amiga do Idoso, o município declarou que participará também da Década do Envelhecimento Saudável, onde por dez anos, tem o compromisso de promover ações coordenadas, catalíticas e colaborativas para melhorar a vida de pessoas idosas, suas famílias e as comunidades em que vivem.

Programa Cidade Amiga do Idoso

De acordo com o site da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o Programa tem a finalidade de incentivar os municípios a adotarem medidas para o envelhecimento saudável, contribuindo para a qualidade de vida da pessoa idosa.

Desde 2008, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem certificado municípios que adaptam suas estruturas e serviços para que sejam acessíveis a idosos e promovam a inclusão dessa faixa da população.

Hoje, são 1.140 cidades do Mundo certificadas. No Brasil, são, sendo 12 do Estado do Paraná.

O reconhecimento “Cidade Amiga do Idoso” é dado pela OMS para as cidades que estimulam o envelhecimento ativo ao otimizar oportunidades para saúde, participação e segurança, a fim de aumentar a qualidade de vida no envelhecimento, levando em conta as diferentes necessidades e capacidades do idoso.

Fotos: Daiana Nodari