Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Social intensifica atendimento durante pandemia aos idosos

Todos os acompanhamentos são realizados através de ligações telefônicas, vídeo chamadas ou visitas feitas pelos profissionais da saúde

A Prefeitura de Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social intensificou as abordagens a população idosa de Colombo, principalmente com a pandemia. O serviço faz parte de um plano de ação de escuta especializada para atender e orientar tanto os idosos quanto seus familiares sobre as medidas de proteção ao combate à Covid-19.

A secretária interina da pasta Maria Helena de Oliveira Mendes explica como funciona a assistência no município. “Os atendimentos são feitos por ligação ou por vídeo chamada. Atualmente, temos uma equipe com cinco psicólogos voluntários que são especialistas em atendimentos a idosos, e que fazem as ligações. Além dos idosos, o profissional também entra em contato com os familiares para verificar se as medidas de proteção contra à Covid-19 estão sendo tomadas”.

Os serviços também são direcionados a idosos em situação de risco e vulnerabilidade social, como por exemplo, em casos de negligência, abandono, violência física, psicológica e emocional. “Muitos dos idosos fazem uso de remédios contínuos, então nós também estamos atendendo e oferecendo o suporte necessário para ele não ficar sem a medicação. Neste período, já foram realizadas 500 consultas 300 exames, entre eles ecografias, raio x, ecocardiograma, endoscopia, colonoscopia e laboratoriais”, exemplifica Maria Helena.

Além do encaminhamento de exames foram feitos 90 atendimentos via telefone, 150 visitas residenciais, além do acompanhamento das gestoras do serviço via Whatsapp, telefone e demais redes sociais. “Quando é necessário os profissionais realizam visitas aos idosos também. Outro benefício oferecido é o Programa de Aquisição de Alimentos, onde a cada 15 dias são distribuídas 900 sacolas de verdura aos idosos participantes dos Centros de Convivência, que no período da pandemia, são retiradas por seus familiares”, conta a secretária.

Para participar da ação, o idoso ou responsável deve entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo telefone (41) 3675-5973. Denúncias também podem ser realizadas pelo Disque Idoso do Paraná no 0800-41-0001, no telefone (41) 3675-5973 ou ainda no 190 (Policia Militar).

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
INSTAGRAM: @colombopmc