Servidores municipais participam de capacitação sobre compras públicas

A ação visa capacitar os servidores em relação ao fornecimento de produtos e serviços para a administração pública.

A Prefeita Beti Pavin participou da abertura da capacitação e destacou sobre a importância da participação dos pequenos e médios empreendedores.

Mais um importante passo foi dado no município de Colombo para garantir acessibilidade ao Programa Compra Paraná, que faz parte da iniciativa Cidade Empreendedora, desenvolvida em Colombo há um ano.

Na última terça-feira, 21, a Prefeitura de Colombo, por meio das Secretarias de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Administração e Controladoria do Município deram início ao Curso “Capacitar os servidores municipais de acordo com a nova legislação”. A ação acontece nos dias 21 e 24 de junho e 01 e 08 de julho, na Rua: Francisco Bonato, 600 – Centro.

A Prefeita Beti Pavin participou da abertura da capacitação e destacou sobre a importância da participação dos pequenos e médios empreendedores no município. “A lei estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte, fornecendo subsídios para elaboração de Projeto Básico”, destaca a Prefeita.

Objetivo é capacitar os servidores em relação ao fornecimento de produtos e serviços para a administração pública conforme Legislação Complementar 147/2014 e Lei Municipal 1266/2012.

O programa Compra Paraná tem por objetivo estabelecer um processo permanente de mapeamento, capacitação e negociação para compradores e fornecedores de compras governamentais públicas. “O nosso objetivo é capacitar servidores e microempresários para que eles possam identificar as contas públicas que possam ter como fornecedores os empresários locais. Para que assim, o dinheiro gerado em Colombo permaneça no município”, explica o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa.

As compras públicas promovem movimento do dinheiro dentro dos municípios, geram mais empregos e impostos, aumentam o potencial de compra da população, e, dessa forma, contribuem com o aquecimento da economia.

O curso faz parte das capacitações do Programa Compra PR, promovido pela Prefeitura Municipal de Colombo em parceria com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Paraná – SEBRAE/PR. As oficinas de Planejamento das Compras Públicas segue o seguinte cronograma:

A ação começou no dia 21 de junho, com o tema: Legislação Minuta do Decreto de Regulamentação e Legislação. Na sexta feira, 24 de junho o tema abordado será Mapeamento do processo de Compras, das 13h às 17h.

Em julho, o curso acontece em dois encontros, sempre das 13h às 17h: no dia 1º, o tema será Levantamento de Compras e no dia, 08, Planejamento de Compras.

Premio Prefeito Empreendedor

O Programa Nosso Bairro foi reconhecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE na IX Etapa Estadual do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, na categoria de Municípios Integrados do G100. A premiação acontece anualmente e reconhece iniciativas municipais que favoreçam o desenvolvimento econômico local. O Nosso Bairro concorreu com iniciativas de Guarapuava e Piraquara.

Premio Agentes de Desenvolvimento

O Programa Nosso Bairro foi novamente premiado. Os projetos, que já renderam a prefeita Beti Pavin destaque na premiação do Prefeito Empreendedor no ano passado, garantiram recentemente ao município o prêmio Destaque no 3° Encontro de Agentes de Desenvolvimento do Paraná.

A premiação realizada em Faxinal do Céu – Pinhão reuniu agentes de desenvolvimento de todo o Estado, que de alguma forma se destacaram em suas funções. E foi com o trabalho desenvolvido junto ao Centro do Empreendedor, que o agente de desenvolvimento Marcelo Castilho levou o prêmio de Destaque da Região Leste.

Serviço:

“Capacitar os servidores municipais de acordo com a nova legislação”

Dias: 21 de junho, das 08h30 às 12h e das 13h às 17h;

24 de junho, 1º e 08 de julho, das 13h às 17h.

Local: Rua: Francisco Bonato, 600 – Centro

Mais informações pelos telefones: 3656-1930/3656-6181