Servidores dos Centros de Convivência passam por capacitação

A ação visa treinar os funcionários para o momento de abordagem dos idosos do município; encontro reuniu 54 servidores na Regional Maracanã

Garantir que os servidores estejam preparados para atender a população também faz parte do planejamento da Prefeitura Municipal de Colombo. Prova disso são as capacitações que os funcionários municipais recebem frequentemente, uma das mais recentes aconteceu na última semana e reuniu 54 profissionais dos Centros de Convivência de Colombo no auditório da Regional Maracanã.

A capacitação contou com a presença de servidores dos 20 Centros de Convivência que prestam serviços aos idosos do município. Durante o encontro um dos principais temas tratado foi relacionado a acolhida e a abordagem dos idosos. “Os nossos centros trabalham pelo empoderamento e o fortalecimento de vínculos dos idosos, para isso é preciso uma abordagem que respeite a cidadania dessas pessoas”, afirma a Secretaria de Assistência Social, Maria da Silva Souza. Durante a capacitação também foi definido o planejamento para o ano de 2016.

Atualmente são atendidos, aproximadamente, 1200 idosos, nos 20 Centros de Convivência do município. Entre as atividades desenvolvidas nos locais estão serviços de convivência e fortalecimento de vínculo a pessoa idosa, oficinas de artesanato e pintura, palestras, aulas de turismo, atividades de alfabetização e ginástica.

Gincana
Ainda durante a capacitação, uma importante parceria foi formada entre a secretaria de Assistência Social e o Departamento de Esportes. Nos próximos meses uma competição vai animar os Centros de Convivência, os idosos participarão de uma gincana com atividades que visão o desenvolvimento de habilidades físicas, intelectuais e sociais dos participantes.

A competição será dividida em etapas por região e a final reunirá todos os Centros de Convivência no Parque Municipal da Uva. Entre as atividades estão: Chute a gol, estafeta, arremesso, boliche, truco, dominó, jogos dos sentidos e quebra-cabeça.

Confira as datas e os Centros de Convivência que participarão das atividades
12/04 – Ginásio Guaraituba
Centros de Convivência: Lírio do Vale, Maria do Rosário, Girassol, Monte Castelo e Jardim das Graças.
10/05 – Ginásio Rio Verde
Centros de Convivência: Jardim Adriana, Gralha Azul, Vó Elisa, Rio Verde, Graciosa e Vila Liberdade.
07/06 – Ginásio Osasco
Centros de Convivência: São José, Vó Joana, Roça Grande, Raio de Luz, Georgina e Sede
05/07 – Caic
Centros de Convivência: Meu Cantinho, São Sebastião, Caic, São Gabriel e Vida Esperança